Os problemas no ensino e na aprendizagem dos tempos passados do modo indicativo da língua portuguesa: o caso dos alunos polacos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33210

Palavras-chave:

Tempos passados, Ensino de Português Língua Estrangeira, Didática.

Resumo

No artigo, pretende-se indicar alguns problemas no ensino e na aprendizagem dos tempos passados portugueses no caso dos alunos polacos. Em primeiro lugar, no estudo, apresentar-se-ão algumas questões relacionadas com a categoria de tempo e a categoria de aspeto na língua polaca e na língua portuguesa. Destacar-se-ão as diferenças básicas nos dois sistemas que podem dificultar o processo da aquisição dos tempos passados portugueses pelos estudantes polacos. Simultaneamente, analisar-se-ão algumas gramáticas e manuais de Português Língua Estrangeira publicados em Portugal. O objetivo da análise mencionada será verificar se a matéria relativa aos tempos passados permite os alunos sistematizarem as informações referentes aos tempos passados portugueses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Drzazgowska, University of Gdansk

University of Gdansk, Faculty of Languages, Institute of Romance Philology; Auxiliary Professor

Referências

Avelar, A., Dias, H. B. M., Grosso, M. J., & Meira, M. J. (1993). Lusofonia: Curso básico de Português língua estrangeira. Lisboa: Lidel.

Avelar, A. & Dias, H. M. (1995). Lusofonia curso avançado de Português língua estrangeira. Lisboa: Lidel.

Bayan Ferreira, A. M. & Bayan, H. J. (2011). Na onda do Português 1.

Lisboa: Lidel.

Coimbra, I. & Coimbra, O. M. (1997). Português sem fronteiras 2. Lisboa: Lidel.

Coimbra, I. & Coimbra, O. M. (2011). Gramática ativa 1. Lisboa: Lidel.

Coimbra Leite, I. & Coimbra, O. M. (1989). Português sem fronteiras 1. Lisboa: Lidel.

Comrie, B. (1976). Aspect: An introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambridge: CUP.

Duarte, G. (2016). Histórias de bolso. Lisboa: Lidel.

Hlibowicka-Węglarz, B. (1998). Processos de expressão do aspecto na língua portuguesa. Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marii Curie Skłodowskiej.

Leiria, I. (1991). Aquisição por falantes de português-europeu língua não materna dos aspectos verbais expressos pelos Pretéritos Perfeito e Imperfeito (Dissertação de mestrado). Lisboa: FLUL.

https://doi.org/10.11606/d.8.2011.tde-16052013-114159

Melo Rosa, L. (2011). Vamos lá começar! Explicações e exercícios de gramática, níveis de iniciação e elementar (A1/A2). Lisboa: Lidel.

Oliveira, F. (1992). Algumas questões sobre tempo e aspecto. Lisboa: FLUL.

Oliveira, C., Ballmann, M. J., & Coelho, M. L. (2006). Aprender Português: Curso inicial de língua Portuguesa para estrangeiros, níveis A1/A2. Lisboa: Texto Editores.

Oliveira, C. & Coelho, M. L. (2007). Aprender português 2: Curso elementar de Língua Portuguesa para estrangeiros, nível B1. Lisboa: Texto Editores.

Tavares, A. (2011). Português XXI, nível A1. Lisboa: Lidel.

Tavares, A. (2012). Português XXI, nível A2. Lisboa: Lidel.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Drzazgowska, J. (2019). Os problemas no ensino e na aprendizagem dos tempos passados do modo indicativo da língua portuguesa: o caso dos alunos polacos. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33210. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33210

Edição

Seção

Artigos