Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras

Autores

  • Gabrielle Rodrigues Sirianni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Roquele Schoffen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28577

Palavras-chave:

Parte Escrita do exame Celpe-Bras, parâmetros de avaliação, níveis de desempenho, preparatório Celpe-Bras.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Roquele Schoffen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Letras

Referências

Bakhtin, Mikhail. 1997. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Brasil. 2015. Manual do examinando. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC).

______. 2013. Guia do Participante: tarefas comentadas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC).

______. 2006.Manual do candidato do Exame Celpe-Bras. Brasília: Secretaria de Educação Superior (SESu), Ministério da Educação (MEC).

Clark, Herbert H. 2000. O uso da linguagem. In: Cadernos de Tradução, 9. Porto Alegre: UFRGS.

Diniz, Leandro Rodrigo Alves. 2012. Política linguística do Estado brasileiro para a divulgação do português em países de língua oficial espanhola. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 51(2), p. 435-458.

Gomes, Maíra da Silva. 2009. A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi. 2012. O exame Celpe-Bras e a proficiência do professor de português para falantes de outras línguas. Revista DIGILENGUA, Universidad Nacional de Córdoba, 12, p. 48-67.

______. 2000. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trab. Ling. Apl., Campinas.

Schlatter, M., Scaramucci, M. V. R., Prati, S., & Acuña, L. 2009. Celpe-Bras e Celu: impactos da construção de parâmetros comuns de avaliação de proficiência em português e em espanhol. In: Fontana, M. (org.). O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: Editora RG.

Schoffen, Juliana Roquele & Martins, Alexandre Ferreira. 2016. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, 14(26), p. 71-306.

Schoffen, Juliana Roquele. 2009. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Sirianni, G. R., & Schoffen, J. R. (2017). Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(2), 171–190. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28577

Edição

Seção

Artigos