A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita

Autores

  • Kaiane Mendel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Juliana Roquele Schoffen Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28568

Palavras-chave:

exame Celpe-Bras, avaliação de proficiência, avaliação integrada, tarefas integradas, leitura e escrita.

Resumo

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão controversa, está em consonância com o construto teórico do Celpe-Bras, fundamentado na visão dialógica da linguagem. Este trabalho investiga de que modo o exame Celpe-Bras apresenta a avaliação integrada em seus documentos públicos, especificações e parâmetros de avaliação, além de discutir o modo como as tarefas analisadas avaliam leitura e escrita. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor descrição e operacionalização da avaliação integrada no exame Celpe-Bras, além de demonstrar a importância dos enunciados das tarefas para a integração das habilidades e ressaltar a complexidade da avaliação de compreensãonesse tipo de tarefa. As reflexões apresentadas podem contribuir para a descrição da avaliação de compreensão e produçãono exame Celpe-Bras e para o fomento de discussões sobre tarefas integradas.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Mendel, K., & Schoffen, J. R. (2017). A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(2), 148–170. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28568

Edição

Seção

Artigos