Os saberes e a construção das identidades na escola: uma análise discursiva a partir da crônica “Os grandes contra os pequenos”, de Rubem Alves

Autores

  • Carolina Coeli Rodrigues Batista Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Escola, identidade, saber, jogos de verdade, sujeito-aluno

Resumo

O trabalho visa a uma análise discursiva sobre o modo como ocorre a construção da identidade de sujeito-aluno a partir dos jogos de verdade dos quais a instituição escola se apropria com a finalidade de “docilizá-lo”. Para tanto, utilizamos a crônica “Os grandes contra os pequenos”, do autor Rubem Alves, a fim de ilustrar esse processo de docilização e subjetivação dos indivíduos em “alunos”. Para a análise, nos baseamos fundamentalmente na Análise de Discurso de linha francesa, principalmente nas teorizações dos estudiosos Pêcheux e Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Coeli Rodrigues Batista, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Letras, com ênfase em Análise do Discurso, pela Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2011-01-24

Como Citar

Batista, C. C. R. (2011). Os saberes e a construção das identidades na escola: uma análise discursiva a partir da crônica “Os grandes contra os pequenos”, de Rubem Alves. Letrônica, 3(2), 2–16. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/7344

Edição

Seção

Artigos