Os saberes e a construção das identidades na escola: uma análise discursiva a partir da crônica “Os grandes contra os pequenos”, de Rubem Alves
Palavras-chave:
Escola, identidade, saber, jogos de verdade, sujeito-alunoResumo
O trabalho visa a uma análise discursiva sobre o modo como ocorre a construção da identidade de sujeito-aluno a partir dos jogos de verdade dos quais a instituição escola se apropria com a finalidade de “docilizá-lo”. Para tanto, utilizamos a crônica “Os grandes contra os pequenos”, do autor Rubem Alves, a fim de ilustrar esse processo de docilização e subjetivação dos indivíduos em “alunos”. Para a análise, nos baseamos fundamentalmente na Análise de Discurso de linha francesa, principalmente nas teorizações dos estudiosos Pêcheux e Foucault.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.