Os planos constitutivos da língua

Autores

  • Patrícia Martins Valente PUCRS
  • Sandra Maria Leal Alves

Palavras-chave:

planos linguísticos, estratégias, ensino.

Resumo

Emitir sons aparentemente sem significado é uma das primeiras manifestações do ser humano. Quando “aprendemos” a nos comunicar de forma coerente, ainda não percebemos a diferença entre a fala e a escrita, mas acabamos desenvolvendo as capacidades e as habilidades envolvidas no uso da língua, na forma como é convencionalmente aceita como adequada e eficiente, para os propósitos da boa comunicação, sem nos darmos conta desse processo. Falantes nativos, em geral, desconhecem os diferentes níveis de elementos que constituem a linguagem, entretanto, aqueles que desejam desenvolver a consciência linguística dos educandos necessitam dominar os elementos constitutivos da estruturação da língua, correspondentes aos planos linguísticos, divididos em: fônico (relacionado à consciência fonológica, é o primeiro nível de estruturação da língua – língua falada ou escrita), morfológico (relacionado à formação das palavras – gênero, número), sintático (relacionado à estrutura das frases, determina as regras da organização convencional das frases e dos discursos), semântico (relacionado à coesão textual: escolha de vocabulário, encadeamento adequado das idéias, acréscimo de informações, manutenção do tema proposto) e pragmático (corresponde ao uso da linguagem em situação de comunicação: quem fala; para quem se fala; sobre o que se fala; quando se fala; através do que se fala). Assim, de posse desse conhecimento, o educador tem a tarefa de criar estratégias que contemplem o trabalho com todos esses planos pelos alunos, a fim de que a aprendizagem seja um sucesso.

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Biografia do Autor

Patrícia Martins Valente, PUCRS

Professora de Língua Portuguesa com especialização no ensino da Língua Portuguesa. Mestranda no curso de Linguística Aplicada da PUCRS.

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Publicado

2009-07-29

Como Citar

Valente, P. M., & Alves, S. M. L. (2009). Os planos constitutivos da língua. Letrônica, 2(1), 60–68. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/4991