Relação entre transtorno de processamento auditivo e dificuldades
Palavras-chave:
compreensão, leitura, perda auditiva central, aprendizagem.Resumo
Objetivo: Verificar se as crianças que apresentam transtorno de processamento auditivo apresentam dificuldades na compreensão leitora. Métodos: a amostra constitui-se de 40 sujeitos de 8 e 12 anos. Os instrumentos utilizados para a avaliação foram: audiometria, imitanciometria, testes de processamento auditivo e de compreensão leitora. Para a análise estatística utilizou-se o Pacote Computacional VARBRUL. Resultados: das 40 crianças participantes da pesquisa, 23 (57%) apresentaram dificuldade de compreensão leitora. Quanto aos subperfis de alteração do processamento auditivo, o de decodificação, foi o mais alterado nas crianças. Quanto à idade e à série, observa-se que as crianças com 8 anos e as pertencentes à 2ª série foram as que apresentaram maior dificuldade de compreensão leitora. Conclusão: confirmou-se a co-ocorrência entre as variáveis estudadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.