Relação entre transtorno de processamento auditivo e dificuldades

Autores/as

  • Maria Inês Dornelles da Costa-Ferreira Centro Universitário Metodista - IPA
  • Carla Baggio Savio

Palabras clave:

compreensão, leitura, perda auditiva central, aprendizagem.

Resumen

Objetivo: Verificar se as crianças que apresentam transtorno de processamento auditivo apresentam dificuldades na compreensão leitora. Métodos: a amostra constitui-se de 40 sujeitos de 8 e 12 anos. Os instrumentos utilizados para a avaliação foram: audiometria, imitanciometria, testes de processamento auditivo e de compreensão leitora. Para a análise estatística utilizou-se o Pacote Computacional VARBRUL. Resultados: das 40 crianças participantes da pesquisa, 23 (57%) apresentaram dificuldade de compreensão leitora. Quanto aos subperfis de alteração do processamento auditivo, o de decodificação, foi o mais alterado nas crianças. Quanto à idade e à série, observa-se que as crianças com 8 anos e as pertencentes à 2ª série foram as que apresentaram maior dificuldade de compreensão leitora. Conclusão: confirmou-se a co-ocorrência entre as variáveis estudadas.

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Biografía del autor/a

Maria Inês Dornelles da Costa-Ferreira, Centro Universitário Metodista - IPA

Profa. do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista - IPA

Publicado

2009-07-29

Cómo citar

Costa-Ferreira, M. I. D. da, & Savio, C. B. (2009). Relação entre transtorno de processamento auditivo e dificuldades. Letrônica, 2(1), 26–41. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/4815