As variedades linguísticas no livro didático Português – linguagens: uma abordagem sociolinguística

Autores

  • Antônio Flávio Ferreira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24974

Palavras-chave:

Livro didático, Variação linguística, Ensino, Ideologia.

Resumo

O livro didático (re)produz ideologias linguísticas, assumindo um papel importante, já que ele é utilizado como principal recurso de ensino de Língua Portuguesa. Neste trabalho, objetivamos analisar uma proposta de ensino da variação linguística no livro didático de língua portuguesa Português: Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, atentando para o modo como as variedades linguísticas são trabalhadas. Para isso, dialogamos com estudos de Labov (2008), Tarallo (2005), Hernández Campoy e Almeida (2005), Fernández (1998), Bagno (2008), Lucchesi (2015), Milroy (2011), Faraco (2008) e Moita Lopes (2013). A análise revela que ainda há uma limitação no trato com as variedades linguísticas, focalizando apenas aquelas usadas pelas populações pobres. Ademais, a proposta de ensino parte de polarizações linguístico-sociais: certo e errado, padrão e não padrão, culto e caipira, assumindo a norma padrão da língua para, a partir dela, conceituar as demais como sendo desprestigiadas, vulgares e caipiras. Esse tratamento, (re)produz e fortalece preconceitos sociais e linguísticos, já que reproduz, sem questionamentos, certos paradigmas, naturalizando, assim, a polarização sociolinguística. Fica claro, portanto, que a força da ideologia da língua padrão cria uma imagem de língua da elite, uma língua que garante a aquisição de bens simbólicos.

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Biografia do Autor

Antônio Flávio Ferreira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba – PROLING/UFPB.

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba – PROLING/UFPB. 

Referências

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

de Oliveira, A. F. F., & Nascimento, I. A. de A. (2017). As variedades linguísticas no livro didático Português – linguagens: uma abordagem sociolinguística. Letrônica, 10(1), 336–349. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24974