O motivo da viagem na líria final de Jorge de Lima
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17548Palavras-chave:
Poesia moderna, Jorge de Lima, ViagemResumo
Neste texto, pretendemos analisar como Jorge de Lima se utiliza do motivo da viagem na construção de sua poética. Nessa perspectiva, a poesia limiana priorizará o ato da criação concordando com o significado constitutivo da imagem da viagem na modernidade, que se dá, principalmente, em sua amplitude.
Downloads
Referências
BARBOSA, João Alexandre. As ilusões da modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1986.
BUSATTO, Luiz. Montagem em Invenção de Orfeu. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1978.
DICIONÁRIO AURÉLIO. São Paulo: Ed. Positivo, 1998.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: problemas atuais e suas fontes. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
LIMA, Jorge de. Obra Completa (Org. Afrânio Coutinho). Rio de Janeiro: Aguilar, 1958.
PICCHIO, Luciana Stengagno. O Poeta e sua dimensão universal. In: RÈBAUD, Jean-Paul (Org.) 90 anos de Jorge de Lima (Anais do Segundo Simpósio de Literatura Alagoano). Maceió: UFAL, 1988.
SEIXO, Maria Alzira. Poéticas da viagem na literatura. Lisboa: Edições Cosmos, 1998.
TELES, Gilberto Mendonça. Jorge de Lima e a geração de 1893. In: RÈBAUD, Jean-Paul (Org.) 90 anos de Jorge de Lima (Anais do Segundo Simpósio de Literatura Alagoano). Maceió: UFAL, 1988.
TORRANO, Jaa. Estudo e tradução: HESÍODO. Teogonia – A origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.