Enunciação na linguagem: a noção de relação e suas implicações para o ensino
Palavras-chave:
Relação, Enunciação, Saussure, Benveniste, Ducrot, EnsinoResumo
O objetivo deste trabalho é discutir a noção de relação a partir das teorias linguísticas de Ferdinand de Saussure, Émile Benveniste e Oswald Ducrot. Tal noção, desenvolvida por Saussure a partir do primitivo teórico de que a língua é um sistema de signos, torna-se fecunda para a fundação de outras teorias linguístico-enunciativas, tais como a Teoria da Enunciação, de Benveniste, cujo conceito de linguagem comporta a enunciação, e a Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot, a qual postula que o valor argumentativo se dá por semelhança e por diferença na língua. Assim, percebe-se que ambas as teorias estão fundamentadas sob a noção de relação, à qual atribuem o conceito de enunciação, que, por sua vez, coloca em cena a linguagem e, por conseguinte, a intersubjetividade, uma vez que esta lhe é inerente. Nessa medida, a noção de relação permite deslocar a reflexão linguística para o ensino, de modo a problematizar o papel da comunicação intersubjetiva entre professor e aluno e a revelar quais são suas implicações e contribuições para o trabalho com texto em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.