Enunciação na linguagem: a noção de relação e suas implicações para o ensino
Palabras clave:
Relação, Enunciação, Saussure, Benveniste, Ducrot, EnsinoResumen
O objetivo deste trabalho é discutir a noção de relação a partir das teorias linguísticas de Ferdinand de Saussure, Émile Benveniste e Oswald Ducrot. Tal noção, desenvolvida por Saussure a partir do primitivo teórico de que a língua é um sistema de signos, torna-se fecunda para a fundação de outras teorias linguístico-enunciativas, tais como a Teoria da Enunciação, de Benveniste, cujo conceito de linguagem comporta a enunciação, e a Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot, a qual postula que o valor argumentativo se dá por semelhança e por diferença na língua. Assim, percebe-se que ambas as teorias estão fundamentadas sob a noção de relação, à qual atribuem o conceito de enunciação, que, por sua vez, coloca em cena a linguagem e, por conseguinte, a intersubjetividade, uma vez que esta lhe é inerente. Nessa medida, a noção de relação permite deslocar a reflexão linguística para o ensino, de modo a problematizar o papel da comunicação intersubjetiva entre professor e aluno e a revelar quais são suas implicações e contribuições para o trabalho com texto em sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.