Uma Nota Sobre o Ruído: A teoria da ação comunicativa como crítica a uma interpretação cibernética

Autores

  • Estevan de Negreiros Ketzer PUCRS

Palavras-chave:

conhecimento, ação comunicativa, subjetividade, cibernética.

Resumo

O artigo desenvolve um delineamento epistemológico sobre a articulação da teoria da ação comunicativa diante das considerações de um estado cibernético que aflora na primeira metade do século XX. A teoria da ação comunicativa problematiza a noção de sujeito e contradiz os modelos cibernéticos ao propor uma leitura que seja ao mesmo tempo racional e articulada com as demandas sociais. Desse modo a crítica a cientificidade dos modelos estatais compreende também uma crítica aos modelos de mente que a psicologia inaugura, os quais Habermas argumenta como instrumentais. Assim, enterder-se-á como primeiro elemento de contato com a ação comunicativa um ordenador na ética das relações sociais, o que possibilita o bom desempenho de políticas sociais mais igualitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevan de Negreiros Ketzer, PUCRS

Psicólogo pela PUCRS (2010). É mestrando em Letras, área de concentração Teoria da Literatura. Atua nos seguintes grupos de pesquisa: "Literatura, História e Teorias do Imaginário", coordenado pela professora Ana Maria Lisboa de Mello; e no grupo "Limiares comparatistas e diásporas disciplinares: estudo da paisagem na conteporaneidade", coordenado pelo professor Ricardo Araújo Barberena.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

de Negreiros Ketzer, E. (2013). Uma Nota Sobre o Ruído: A teoria da ação comunicativa como crítica a uma interpretação cibernética. Letrônica, 5(3), 218–237. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/12166