Leite Derramado e a percepção anacrônica de um narrador entre dois tempos
Palavras-chave:
Leite Derramado, alterações sociais, decadência financeira.Resumo
Nesse trabalho, propomos uma interpretação crítica do livro Leite Derramado, de Chico Buarque. O objetivo é analisar a reconstrução memorialística e a percepção anacrônica que Eulálio – personagem central da narrativa – tem sobre a sua situação econômica e sobre a trajetória de sua família. Percebemos que as modificações sociais e históricas – sofridas pelo Brasil entre 1907 e 2007 – não alteram o olhar hereditariamente retrasado e centenário do narrador. Assim, ele se mantém alheio às alterações sociais e incompreende a relação que elas conservam com a sua decadência financeira. Por isso, buscamos evidenciar as raízes dessa percepção imprecisa e as conseqüências da incompatibilidade entre ela e a realidade histórico-social do Brasil contemporâneo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.