Introspecção e criação literária: o lado subterrâneo das personagens cardosianas

Autores/as

  • Márcia Melo Araújo UFG

Palabras clave:

introspecção, Lúcio Cardoso, novelas, literatura brasileira.

Resumen

Este artigo é sobre Inácio, O enfeitiçado e Baltazar, novelas, de Lúcio Cardoso reunidas em um único livro. Essas novelas representam uma espécie de rito de passagem na vida do autor, ao se levar em conta que em O enfeitiçado ele adota, pela primeira vez, a forma de memórias, característica estruturalmente fundamentada em Crônica da casa assassinada, obra que o tornou notório no cenário literário. Nosso objetivo é mostrar de que maneira o autor constrói as narrativas, pautando pela introspecção e pela sondagem interior das personagens-narradoras. Sob esse viés, o autor usa a memória como ponto de apoio e aponta para um mundo comum a todos que desejam decifrar o mistério do outro e do universo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Melo Araújo, UFG

Aluna de doutorado em Letras e Lingüistica da UFG; Mestre em Letras e Lingüistica pela UFG; Professora substituta da UEG - UnU Pires do Rio - GO.

Publicado

2009-07-29

Cómo citar

Araújo, M. M. (2009). Introspecção e criação literária: o lado subterrâneo das personagens cardosianas. Letrônica, 2(1), 341–352. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/5079