Adolescentes que gostam de ler usam mais estratégias de leitura na L1 e na L2

Autores/as

  • Aline Casagrande Rosso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6498-5898
  • Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8075-5256

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44408

Palabras clave:

Leitura em L1 e L2, Gosto pela leitura, Quantidade de leitura, Estratégias de leitura, Metacognição

Resumen

Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre a quantidade e o gosto por leitura em primeira (L1) e segunda língua (L2) e o uso de estratégias metacognitivas de leitura de adolescentes. Para tanto, 114 participantes completaram dois questionários, que abordavam, além de outros fatores, a quantidade e o gosto pela leitura. Além disso, eles preencheram o Inventário de Consciência sobre Estratégias Metacognitivas de Leitura (MARSI) (MOKHTARI; REICHARD, 2002), com vistas a captar dados do quanto eles utilizam estratégias leitoras. A análise de correlação executada mostrou, entre outros resultados, que quanto mais os alunos gostam de ler, mais eles tendem a utilizar estratégias leitoras. Além disso, observou-se mais correlações positivas entre o uso de estratégias e a quantidade de leitura na L2 do que o quanto os alunos leem na L1. Implicações psicolinguísticas e pedagógicas sobre esses achados são discutidas.

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Biografía del autor/a

Aline Casagrande Rosso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

É graduada em Letras e mestra em Educação pela UNESC. É doutoranda do PPG em Letras da UFRGS, na linha de Psicolinguística, e realizou doutorado-sanduíche na University of Texas at El Paso. É uma das autoras do seguinte trabalho pertinente à área: ROSSO, A. C.; PEREIRA, A. K. P.; ARÊAS DA LUZ FONTES, A. B.. A relação entre leitura em L2 e funções executivas: o que diz a literatura. Cadernos de Linguística (ABRALIN), v. 2, n. 4, 2021. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021. v2.n4.id442.

Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

A Profa. Dra. Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes é PhD em Psicologia Cognitiva pela University of Texas at El Paso. Atualmente, é docente permanente do PPG em Letras da UFRGS, onde atua na linha de Psicolinguística. É uma das autoras do seguinte trabalho pertinente à área: RIGATTI, P. C.; ARÊAS DA LUZ FONTES, A. B. Relações entre experiência de leitura, habilidades linguísticas e acesso lexical na L2. Cadernos de Letras (UFPEL), v. 35, p. 45-58, 2019. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17350.

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Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Casagrande Rosso, A., & Arêas da Luz Fontes, A. B. (2023). Adolescentes que gostam de ler usam mais estratégias de leitura na L1 e na L2. Letrônica, 16(1), e44408. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44408

Número

Sección

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES