Formando professores para o ensino de português para estrangeiros
Problemáticas e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41236Palabras clave:
formação de professores, PLA, ensinoResumen
O objetivo deste artigo é discutir práticas adotadas na formação de professores na área de PLA desenvolvidas no âmbito do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, apresenta-se uma caracterização das atividades conduzidas no Programa, levando em consideração a atuação do(a)s aluno(a)s-professore(a)s nos anos de 2020-2021. Do ponto de vista metodológico, apresenta-se uma descrição das complexidades atinentes à formação de professores(as) de PLA, evidenciando o aspecto intercultural, comunicativo e inclusivo. Para isso, seguimos discussões embasadas por Almeida Filho (2012, 2013), buscando refletir sobre a formação docente e a abordagem comunicativa de ensino, assumindo com Mendes (2020) a necessidade de discussões culturalmente sensíveis voltadas ao processo de ensino-aprendizagem desta/nesta área. Como resultados, são apontadas as problemáticas, os desafios e as formas encontradas para fomentar o ensino de PLA na UFPB por meio das relações entre Extensão, Ensino e Pesquisa voltadas a atender a Política de Internacionalização da IES. Em síntese, levar o aluno em formação inicial a compreender os processos da docência, o aprender a ensinar, é de fundamental importância para a sua preparação para atuar como professor(a) de PLA.
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