Reflexões sobre leitura e ensino no Brasil em tempos de pós-verdade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.2.36245Palabras clave:
Leitura, Pós-verdade, Identidade, EnsinoResumen
O presente texto busca realizar uma reflexão acerca da leitura, considerando-
a no bojo de uma contemporaneidade representada por incertezas, por alterações vertiginosas na produção, circulação e consumo de informações e conhecimentos, o que coloca a formação leitora à frente de um grande desafio. Em tempos de pós-verdade, com perseguições, interdições, precarização do trabalho dos profissionais e das estruturas físicas das instituições públicas em todos os níveis da educação do País, a escola é um importante flanco de resistência, ao preparar crianças e jovens para lidarem criticamente com as textualidades vertiginosas apresentadas cotidianamente e que, não raro, disseminam discursos intolerantes que podem ser consumidos com a mesma velocidade com que circulam nas redes sociais. Nessa perspectiva, defende-se, no presente texto, o ensino da leitura como ato político que pode gerar pensamento crítico frente às contradições sociais, oportunizando que as novas gerações circulem com maior facilidade no expandido campo das linguagens entrecruzadas da contemporaneidade, inclusive aquelas provenientes das tecnologias digitais.
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