Escrever-se, fotografar-se: convergências entre Vivian Maier e Ana Cristina Cesar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33380Palabras clave:
Poesia, Fotografia, Autorretratos, Sujeito FiccionalResumen
Procurando desenvolver uma análise das “afinidades eletivas entre a Fotografia e a Poesia” (NAVAS, 2017), atentamos para as convergências e divergências mapeáveis entre os autorretratos fotográficos da estadunidense Vivian Maier e a poesia mista de prosa, diário e correspondência íntima da brasileira Ana Cristina Cesar, buscando compreender como se dão os procedimentos de construção do sujeito ficcional trabalhados dentro da própria lógica dos gêneros autobiográficos e autorrepresentativos. Neste artigo, analisando especificamente a forma como ambas as artistas incorporam os gestos criativos – isto é, a encenação do ato de escrever e do ato de fotografar – aos seus textos e imagens, os mecanismos de interlocução e figuração do Outro e de seus próprios corpos.Descargas
Citas
BANNOS, Pamela. Vivian Maier: A Photographer’s Life and Afterlife. Chicago: University Of Chicago Press, 2017.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2014.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BOSI, Viviana. Ana Cristina Cesar: Não, a poesia não pode esperar. In: BOSI, Viviana.; FALEIROS, Álvaro; ZULAR, Roberto. Sereia de Papel. Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj,
p. 11-54.
BOSI, Viviana. À mercê do impossível. In: CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 425-431.
CAMARGO, Maria Lucia de Barros. Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CESAR, Ana Cristina. Crítica de Tradução. São Paulo: IMS/ Ática, 1999.
CHACAL. Belvedere. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Alberto Pucheu. Terceira Margem, Rio de Janeiro, Ano IX, n. 11, p. 165 –177, 2004.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993,
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2004.
FREITAS FILHO, Armando. Poesia, vírgula, viva. In: NOVAES, Adauto (org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano e Senac Rio, 2005.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HALL, JAMES. The Self-Portrait: a cultural history. Londres: Thames & Hudson, 2014.
HOLLANDA, Heloísa Buarque. Impressões de Viagem. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
LACAN, Jacques. O seminário: livro 11 - os quatros conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
LEONI, Luciana. Ana C.: as tramas da consagração. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
MALUFE, Annita Costa. Ana Cristina Cesar: o poema-corpo ou o poema voltado para fora de si. In: BOSI, Viviana; NUERNBERGER, Renan. Neste Instante. São Paulo: Humanitas, 2018. p. 431-446.
MAINGUENEAU, Dominique. O Contexto da obra literária. SP: Martins Fontes, 2001.
MEDEIROS, Margarida. Fotografia e Narcisismo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.
NAVAS, Adolfo M. Fotografia e Poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu, 2017.
PAZ, Octavio. Signos em Rotação. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PAZ, Octavio. Filhos do Barro. São Paulo: Cosac Naify: 2013.
REINHARD, Kenneth. Kant with Sade, Lacan with Levinas. Modern Languages Notes, v. 110, n.4, p. 785-808, set. 1995.
SANTIAGO, Silviano. Singular e Anônimo. In: CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 452-463.
SISCAR, Marcos. Ana Cristina Cesar. Coleção Ciranda da Poesia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOLOMON-GODEAU, Abigail. Photography after Photography. Durham: Duke University Press, 2017.
SÜSSEKIND, F. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2004.
THE VIVIAN MAIER FOUNDATION. Disponível em: www.vivianmaier.com. Acesso em: 19 jun.
ZULAR, Roberto. Sereia de papel (algumas anotações sobre a escrita e a voz em Ana Cristina Cesar). In: BOSI, Viviana; FALEIROS, Álvaro; ZULAR, Roberto. Sereia de Papel. Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015. p. 81-102.
FINDING Vivian Maier. Direção: John Maloof e Charlie Siskel. Chicago: Ravine Pictures, 2014.1 DVD (124 min.) DVD Ntsc, son., color. Legendado. Port.
MAIER, Vivian. Self-Portrait, 1955. VM1955W03420-05 MC.Disponível em: http://www.vivianmaier.com/gallery/selfportraits/#slide-13. Acesso em: 19 jun. 2019.
MAIER, Vivian. Self-Portrait, 1971. VM1971WO1758-10-MC. Disponível em: http://www.vivianmaier. com/gallery/self-portraits/#slide-37. Acesso em: 19 jun. 2019.
MAIER, Vivian. Self-Portrait, Undated VM19XXW03129-02-MC. Disponível em: http://www.vivianmaier.com/gallery/self-portraits/#slide-22. Acesso em: 19 jun. 2019.
MAIER, Vivian. 1976. VM1976K04621-06-MC. Disponível em: http://www.vivianmaier.com/gallery/self-portraits-color/#slide-7. Acesso em: 19 jun. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.