Variação linguística em livro didático do ensino fundamental: propostas e tratamento

Autores/as

  • Aluiza Alves de Araújo Universidade Estadual do Ceará.
  • Maria Lidiane de Sousa Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24624

Palabras clave:

Propostas, Variação Linguística, Livro Didático.

Resumen

Neste artigo, objetivamos discutir algumas das propostas para o trabalho com a variação linguística no ensino formal de língua materna e analisar como esse fenômeno é abordado no livro didático Vontade de saber português (ALVES; BRUGNEROTTO, 2012), mais precisamente no volume direcionado aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública. Para tanto, observamos algumas das propostas para o estudo da variação linguística fornecidas pelos PCN (BRASIL, 1998) e pelo PNLD (BRASIL, 2014) colocando-as em paralelo com o tratamento do fenômeno de variação linguística no livro analisado. Com base nas análises realizadas, percebemos que, embora tenhamos avançado significativamente quanto à elaboração de propostas para o trabalho com a variação linguística em materiais didáticos e, consequentemente, em sala de aula, ainda é possível encontrar algumas lacunas e até inadequações no modo como a variação linguística é trabalhada por tais materiais. Assim, compreendemos que a abordagem de um dos mecanismos mais importantes das línguas naturais fica comprometida.

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Biografía del autor/a

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora do Projeto Retratos sociolinguísticos de aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos do falar de Fortaleza-CE.

Maria Lidiane de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA/2014). Professora substituta do curso de graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA).

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Publicado

2017-12-27

Cómo citar

de Araújo, A. A., & Pereira, M. L. de S. (2017). Variação linguística em livro didático do ensino fundamental: propostas e tratamento. Letrônica, 10(1), 350–360. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24624