Variação linguística em livro didático do ensino fundamental: propostas e tratamento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.24624Palabras clave:
Propostas, Variação Linguística, Livro Didático.Resumen
Neste artigo, objetivamos discutir algumas das propostas para o trabalho com a variação linguística no ensino formal de língua materna e analisar como esse fenômeno é abordado no livro didático Vontade de saber português (ALVES; BRUGNEROTTO, 2012), mais precisamente no volume direcionado aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública. Para tanto, observamos algumas das propostas para o estudo da variação linguística fornecidas pelos PCN (BRASIL, 1998) e pelo PNLD (BRASIL, 2014) colocando-as em paralelo com o tratamento do fenômeno de variação linguística no livro analisado. Com base nas análises realizadas, percebemos que, embora tenhamos avançado significativamente quanto à elaboração de propostas para o trabalho com a variação linguística em materiais didáticos e, consequentemente, em sala de aula, ainda é possível encontrar algumas lacunas e até inadequações no modo como a variação linguística é trabalhada por tais materiais. Assim, compreendemos que a abordagem de um dos mecanismos mais importantes das línguas naturais fica comprometida.
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