Atos de comando em sala de aula: imperativo, perífrase, infinitivo e gerúndio em variação

Autores/as

  • Francisca Natália Sampaio Pinheiro-Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE
  • Márluce Coan Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.23956

Palabras clave:

Manipulação, Polidez, Futuridade, Modalidade.

Resumen

Ato de comando é a função investigada nesta pesquisa. Das possíveis formas de codificação, analisamos quatro em variação: imperativo, perífrase ir + infinitivo, infinitivo e gerúndio, sob o aparato teórico da Sociolinguística variacionista (LABOV, 1972 e 1978) e do Funcionalismo (GIVÓN, 1993; PALMER, 1986; BYBEE; PERKINS; PAGLIUCA, 1994). Foram analisadas trinta horas de gravação em sala de aula, cem minutos de cada um dos dezoito professores considerados na amostra. Os fatores de análise recobrem traços de reforço ou enfraquecimento dos comandos: menção explícita do manipulado; marcas de futuridade e marcas de polidez. Submetidos ao programa Goldvarb, os dados demonstram que o imperativo é estatisticamente influenciado por vocativo ou pela ausência do manipulado e pela ausência de marcas de polidez; a perífrase é condicionada por menção do manipulado via pronomes; o infinitivo e o gerúndio, por sua vez, são motivados pela presença de marcas de polidez. Os resultados, alinhados ao proposto por Givón (1993), comprovam que há dispositivos linguísticos que reforçam ou enfraquecem a força manipulativa do comando.

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Biografía del autor/a

Francisca Natália Sampaio Pinheiro-Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Pesquisadora do grupo SOCIOLIN-CE.

Márluce Coan, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2. Coordenadora dos grupos de pesquisa SOCIOLIN-CE e SOCIOLIN-LE.

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Publicado

2017-12-27

Cómo citar

Pinheiro-Monteiro, F. N. S., & Coan, M. (2017). Atos de comando em sala de aula: imperativo, perífrase, infinitivo e gerúndio em variação. Letrônica, 10(1), 96–108. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.1.23956