Sobe o pano: dicionário de autores dramáticos do Rio Grande do Sul contribui para a história da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.20473Palabras clave:
História da literatura, Literatura dramática, Dicionário de autores da literatura dramática do Rio Grande do Sul, Antenor Fischer.Resumen
Este trabalho tem por objetivo apontar considerações sobre a literatura dramática gaúcha a partir da recente publicação de Antenor Fischer em formato de dicionário. Ao reunir verbetes de autores e autoras de textos teatrais, desde o século XIX até o começo do século XXI, Fischer reflete acerca da contribuição do gênero dramático na construção e consolidação da produção literária e teatral do Estado. Tendo em vista, como argumenta o pesquisador, de que esse gênero parece estar relegado a um “segundo plano” nas historiografias literárias, faz-se necessário não apenas a sua inclusão, como também assegurar a sua importância ao evidenciar, dentre outros aspectos, a repercussão da temática abolicionista no bojo da sociedade oitocentista e o expressivo espaço da comédia nos teatros gaúchos, bem como, as mudanças de um período ‘textocêntrico’ para um teatro de encenador e suas características performáticas nos séculos XX e XXI. Dessa forma, pretende-se, através de uma leitura minuciosa, apresentar e, assim, contemplar o Dicionário de autores da literatura dramática do Rio Grande do Sul (2014) como sendo uma obra significativa para a história da literatura.
Descargas
Citas
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FISCHER, Antenor. Dicionário de autores da literatura dramática do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FischerPress, 2014.
GUINSBURG, Jacó. Da cena em cena: Ensaios de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PERKINS, David. História da literatura e narração. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS, Porto Alegre, v. 3, n. 1, mar. 1999. Série Traduções.
SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880–1950). São Paulo: Cosac Naify, 2011.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
ZERO HORA. Pesquisador recupera autores de teatro gaúchos esquecidos desde o século 19. Edição online: 24 de janeiro de 2015. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2015/01/pesquisador-recupera-autores-de-teatro-gauchosesquecidos-desde-o-seculo-19-4686677.html>. Acesso em: abr. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.