Reflexões sobre pragmática e letramento jurídico a partir de um caso de vídeos no youtube desrespeitando cultos religiosos afro-brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19611Palabras clave:
Pragmática, Teoria da relevância, Letramento jurídico, Práticas sociais.Resumen
Considerando que a Pragmática é o ramo da Linguística que prioriza o estudo dos princípios que orientam os processos de comunicação humana, levando em consideração os contextos em que os interactantes estão inseridos, e que sua vertente cognitivo-inferencial postula que a compreensão do significado de um enunciado (seja oral ou escrito) leva em conta as circunstâncias mentais e sociais de quem o produziu, neste trabalho utilizaremos como referencial teórico alguns conceitos dessa vertente que foram introduzidos pela Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), tal como a definição de “contexto” como um constructo psicológico dinâmico de suposições sobre o mundo. Considerando também que o estudo de casos é uma metodologia de pesquisa consolidada e adequada para problematizar situações concretas, nos apropriaremos de um episódio submetido à apreciação do Poder Judiciário brasileiro. Nesse episódio, pretendeu-se a exclusão da internet de vídeos discriminatórios aos praticantes e às práticas sociais religiosas de matriz afro-brasileira. O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da introdução dos estudos da Pragmática, especialmente de viés cognitivo-inferencial, no processo de letramento dos profissionais do Direito.Descargas
Citas
BENFATTI, Maurício F. N.; GODOY, Elena. Dos discursos de ódio como enredos ficcionais da vida real. Anais do II Workshop Internacional de Pragmática da UFPR. Curitiba: Imprensa da UFPR (no prelo).
BRASIL. Poder Judiciário. Seção Judiciária do Rio de Janeiro. 17ª Vara Federal, Ação Civil Pública nº 2014.51.01.004747-2. Disponível em: <http://procweb.jfrj.jus.br/portal/consulta/resconsproc.asp>. Acesso em: 15 ago. 2014.
CAMPOS, Jorge da Costa. Seminário de Semântica do PPGL da PUCRS. Porto Alegre, 2008.
CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. Coimbra: Almedina, 2003.
DAMÁSIO, António R. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DASCAL, Marcelo. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
FREITAS, Graça M. B. Formação de magistrados no Brasil: um modelo educativo institucional em construção após a Constituição de 1988. Rev. Trib. Reg. Trab. 3ª Reg., Belo Horizonte, v. 46, n. 76, p. 81-92, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_76/Graca_Freitas.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2014.
GRICE, H. P. Lógica e conversação. In DASCAL, Marcelo (Org.). Fundamentos Metodológicos da Linguística: Pragmática. São Paulo: Editora do autor, 1980.
REVISTA EXAME. Edição on-line de 16/05/2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/para-juiz-candomble-e-umbanda-nao-sao-religioes>. Acesso em: 15 ago. 2014.
SIGNORINI, Inês. Letramento e (in)flexibilidade comunicativa. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
SANTOS, Sebastião L. A interpretação da piada na perspectiva da Teoria da Relevância. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.
SANTOS, Sebastião L. Contexto e contextualização: quando o significado acontece. In: Anais do XII CIEL Congresso Internacional de Estudos em Linguagem – UEPG, 2013.
SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication & cognition. 2. ed. Oxford: Blackwell, 1995.
SPERBER, Dan. Explaining Culture: A naturalistic approach. Oxford: Blackwell, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.