Viagens imaginárias em Primeiras estórias, de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17897Palabras clave:
Viagem, Universo infantil, Narrador.Resumen
A proposta deste trabalho é analisar o tema da viagem no livro Primeiras estórias (1972) de Guimarães Rosa, mais especificamente, nos contos “Pirlimpsiquice”, “Partida do audaz navegante” e “Nenhum, nenhuma”. As versões da peça em "Pirlimpsiquice", bem como as novas modificações da personagem Brejeirinha para a história do audaz navegante, fazem parte da viagem ao mundo da invenção e da liberdade de criação. Em “Nenhum, nenhuma”, o enigma dessa viagem consiste em não se poder precisar se o espaço descrito corresponde a um local visitado pelo Menino ou a visões de um sonho do narrador adulto que tenta unir fios do passado e emoldurar a essência do tempo. O imaginário da criança é descortinado ao criar histórias e a viagem torna-se o adentramento nesse universo infantil. As reflexões estão apoiadas em estudos do narrador e mantêm diálogos com ensaios críticos sobre a obra de Guimarães Rosa.
Descargas
Citas
AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad., apresentação e notas Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
CHOMBART-DE-LAUWE. Marie-José. Um outro mundo: a infância. Trad. Noemi Kon. São Paulo: Perspectiva-Edusp, 1991.
CUNHA, Celso Ferreira. Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: FENAME, 1977.
DUARTE, Lélia Parreira. Brejeirinha y otros loquitos-artistas de Guimarães Rosa. Cuardenosos Literários: el descubrimiento de Brasil, Lima, n.2, p.37-49, 2004.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1996.
GENETTE, Gérard. Figuras. Trad. Ivonne Floripes Mantoanelli. São Paulo: Perspectiva, 1972.
______. Discurso da narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Veja, 1995.
LEONEL, Maria Célia de Moraes. Aparência e realidade em Guimarães Rosa. In: MARQUES, José Oscar de Almeida. Verdades e mentiras: 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Unijuí, 2005. p.107-129
NUNES, Benedito. O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1969.
PACHECO, Ana Paula Sá e Souza. Mito e processo social em Primeiras Estórias. São Paulo: USP, 2002. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2002.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Nenhures: considerações psicanalíticas à margem de um conto de Guimarães Rosa. In:_____. Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
RUNHO, Rosiane Cristina. O processo narratológico em contos de Primeiras Estórias. Araraquara: UNESP, 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, 1996.
_______. A memória e o olhar em contos de Primeiras Estórias. Araraquara: UNESP, 2001. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.