A construção do sujeito saudável: relações discursivas em propagandas de alimentos

Autores/as

  • Gitanna Brito Bezerra Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

discurso, propaganda, alimentação saudável, sujeito.

Resumen

A sociedade pós-moderna presencia uma intensificação do discurso da alimentação saudável, que produz, à medida que circula no meio social, efeitos de sentidos cuja pertinência, não raro, por ancorar-se em um discurso científico, historicamente concebido como verdadeiro, apresenta-se incontestável, difundindo poder. Os sujeitos, imersos nesta rede discursiva, na qual se alça a preocupação com os hábitos alimentares a um aspecto primordial para a vida, são instruídos à adoção de novos estilos de vida. Neste âmbito, abarcando a identidade como uma construção perpassada por relações de poder, sobressalta-se o gênero midiático propaganda, uma vez que este se apresenta como um dispositivo veiculador, com base em paradigmas socialmente construídos, de discursos, de subjetividades. Pela análise de algumas propagandas de alimentos saudáveis, percebeu-se que estas promovem a construção discursiva de um “sujeito saudável” associando, por relações de poder subjacentes a um sincretismo icônico-linguístico, a ideia de uma alimentação equilibrada aos sabores dos alimentos, à saúde e à beleza corporal.

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Biografía del autor/a

Gitanna Brito Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda com bolsa CAPES no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB.

Publicado

2012-11-05

Cómo citar

Bezerra, G. B. (2012). A construção do sujeito saudável: relações discursivas em propagandas de alimentos. Letrônica, 5(2), 88–102. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/12168