O imaginário português pelo olhar de Boaventura de Souza Santos e Eduardo Lourenço

Autores/as

  • Paula Renata Lucas Collares Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Portugal, Boaventura de Souza Santos, Eduardo Lourenço

Resumen

Portugal é um país com forte caráter saudosista de um passado heróico e que, a partir de 1986, torna-se membro da União Européia - tendo que se enquandar ao resto da Europa. Portugal vive numa via de mão dupla, enquanto alguns defendem que há um desaparecimento da situação de pertencimento, visto que estamos todos em um momento global, a nostalgia e a saudade impedem que o país encare o presente. Desta forma, este artigo pretende discutir toda essa problemática que envolve a identidade do país através das palavras de dois grandes intelectuais: Boaventura de Souza Santos e Eduardo Lourenço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Renata Lucas Collares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - FURG. Atualmente, doutoranda em Letras, área Teoria da Literatura, pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2012-11-06

Cómo citar

Lucas Collares, P. R. (2012). O imaginário português pelo olhar de Boaventura de Souza Santos e Eduardo Lourenço. Letrônica, 5(2), 347–354. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/11057