Os saberes e a construção das identidades na escola: uma análise discursiva a partir da crônica “Os grandes contra os pequenos”, de Rubem Alves
Palavras-chave:
Escola, identidade, saber, jogos de verdade, sujeito-alunoResumo
O trabalho visa a uma análise discursiva sobre o modo como ocorre a construção da identidade de sujeito-aluno a partir dos jogos de verdade dos quais a instituição escola se apropria com a finalidade de “docilizá-lo”. Para tanto, utilizamos a crônica “Os grandes contra os pequenos”, do autor Rubem Alves, a fim de ilustrar esse processo de docilização e subjetivação dos indivíduos em “alunos”. Para a análise, nos baseamos fundamentalmente na Análise de Discurso de linha francesa, principalmente nas teorizações dos estudiosos Pêcheux e Foucault.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-24
Como Citar
Batista, C. C. R. (2011). Os saberes e a construção das identidades na escola: uma análise discursiva a partir da crônica “Os grandes contra os pequenos”, de Rubem Alves. Letrônica, 3(2), 2–16. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/7344
Edição
Seção
Artigos
Licença