Por uma visão dialógica do conceito de “escrevivência”, de Conceição Evaristo
ato de resistência em discurso
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46134Palavras-chave:
Becos da Memória, Escrevivência, Heterodiscurso, ResistênciaResumo
Neste artigo, buscamos compreender, dialogicamente, o termo “escrevivência” proposto pela pesquisadora e escritora brasileira Conceição Evaristo, aprofundando a discussão do conceito por meio da análise dialógica do romance Becos da memória (2018). Nossas reflexões se edificam em dois eixos analíticos: a) escrevivência como ato de resistência e as reverberações dessa escrita de si na construção discursiva das personagens do romance; b) escrevivência como lugar de confluência do heterodiscurso dialogizado e os tons de denúncia refletidos e refratados no discurso do romance em foco. Por meio das análises, é possível vislumbrar a escrita de si como lugar de (re)construção de memórias, como ato, como existir no mundo. A favela, nesse sentido, ganha corpo, voz e sentidos: através dos fatos em quebra-cabeças, dialogicamente guiados pela narradora, o leitor capta o jogo de forças sociais que sustenta a ambiência da favela. Valores sociais e subjetivos como o amor, o ódio, a solidariedade, a violência, a amizade, a sobrevivência individual e coletiva emergem dessa escrita, produzindo resistência na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Benício Mackson Duarte; MELO JÚNIOR, Orison Marden Bandeira. Discursos, becos e favela: heterodiscurso e cronotopo na obra Becos da Memória de Conceição Evaristo. In: NUNES, Jozanes Assunção; JÚNIOR, Orison Marden Bandeira de Melo (org.). Dialogismo e africanidades na literatura. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 171p
AZEVEDO, Luiz Mauricio. As cores da fé. In: AZEVEDO, Luiz Mauricio de et al. (org.). Escritos negros: textos contemporâneos. Porto Alegre, RS. TAG - Experiências literárias, 2021.
BAIRROS, Luiza. Lembrando Lélia Gonzalez. In: WERNECK, Jurema; MENDONÇA, Maisa e WHITE, Evelyn C. O livro da saúde das mulheres negras – nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Criola/Pallas, 2000.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística (1934/1935). Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso (1895/1975). Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal (1979). Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável (1920/1924). Tradução: Carlos Alberto Faraco e Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski (1963). Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 2010b.
DESTRI, Alana.; MARCHEZAN, Raquel. Análise dialógica do discurso: uma revisão sistemática integrativa. Revista da ABRALIN, v. 20, n. 2, p. 1-25, 2021. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i2.1853
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2º sem. 2009.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência: a escrita de nós/uma reflexão sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução: Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
LANGA, Angela de Fátima; SILVA, Denise Almeida. A ressignificação de favela em becos da memória: da favelafobia ao beco-lar. Revista Literatura em Debate, v. 9, n. 17, p. 80-95, dez. 2015.
RIBEIRO, Djamila. Feminismo negro para um novo marco civilizatório. Revista Internacional de Direitos Humanos, v.13, n. 24, p. 99-104, 2016.
RIBEIRO, Kelli da Rosa. Bivocalização e plurivocalização no culto televisivo Show da Fé: tensão entre fé, Mercado e publicidade. 2015. 261p. Tese (Doutorado em Letras) – Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
TENÓRIO, Jeferson. As confissões de um romancista negro. In: AZEVEDO, Luiz Maurício et al. (org.). Escritos negros: textos contemporâneos. Porto Alegre, RS. TAG - Experiências literárias, 2021.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Tradução: Sheila Grillo e Ekateriva Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.