Demandas de tarefas linguísticas e funções executivas na compreensão de sentenças de alto custo por crianças em idade escolar

Autores

  • Erica dos S. Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-3524-5820
  • Marina Rosa Ana Augusto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-9022-394X
  • Julianna Breia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil. https://orcid.org/0009-0005-0628-2058
  • Lara Pestana Henrique Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil. https://orcid.org/0009-0000-4158-1022
  • Letícia Maria Sicuro Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-6561-1238

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44447

Palavras-chave:

DL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem), Controle inibitório, Dependências de longa distância, Orações relativas e interrogativas QU, Tarefa de identificação de imagens.

Resumo

Este artigo investiga a relação entre compreensão de sentenças de alto custo sintático (passivas, relativas e interrogativas QU-) por parte de crianças e seu desempenho em tarefas de controle inibitório (CI). 74 crianças em idade escolar falantes de português brasileiro foram testadas por meio do MABILIN, uma bateria linguística com identificação de imagens que objetiva identificar crianças em risco de comprometimento linguístico, e por meio de duas versões para crianças do teste de Flanker e do teste Go/no-Go. A complexidade das imagens foi manipulada na compreensão de sentenças com orações relativas ramificadas à direita e interrogativas QU+N. Obteve-se uma correlação positiva entre o desempenho global no teste linguístico e nos testes de CI. Além disso, o desempenho das crianças na análise das imagens complexas também se mostrou correlacionado às habilidades de CI. Os resultados sugerem que as demandas do processo de mapeamento de sentenças em tarefas linguísticas podem ser dependentes de habilidades de CI. Discutem-se as implicações dos resultados obtidos para o rastreamento de crianças com TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem).

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Biografia do Autor

Erica dos S. Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e pesquisadora do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) da mesma instituição. Bolsa PQ2-CNPq 311763/2022-7.

Marina Rosa Ana Augusto , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) da PUC-Rio. Bolsa Prociência/Faperj 2023-2026.

Julianna Breia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e bolsista de pós-graduação do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL); Bolsista CAPES-Edital 12/2021, sob orientação de Letícia Maria Sicuro Correa.

Lara Pestana Henrique, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Graduanda em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); estudante bolsista, sob supervisão de Marina Rosa Ana Augusto no Projeto DEL (Déficit Específico da Linguagem): conhecendo o povoamento em condições diferenciadas de aquisição da língua.

Letícia Maria Sicuro Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Ph.D em Psicolinguística pela Universidade de Londres; Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Diretor de Pesquisa do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição de Linguagem (LAPAL): Bolsa PQ1A-CNPq 312123/2020-5; Cientista do Estado (FAPERJ) Bolsa E-2/200.903/2021.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

dos S. Rodrigues, E., Rosa Ana Augusto , M., Breia, J., Pestana Henrique, L., & Sicuro Corrêa, L. M. (2024). Demandas de tarefas linguísticas e funções executivas na compreensão de sentenças de alto custo por crianças em idade escolar. Letrônica, 16(1), e44447. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44447

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES