O livro ilustrado como obra de arte

diálogos em Museu desmiolado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44255

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Análise visual, Artes visuais, Poesia

Resumo

Este artigo analisa o livro brasileiro Museu desmiolado, escrito por Alexandre Brito e ilustrado por Graça Lima, voltado ao público infantil. A obra é composta por poemas e, a cada página dupla, apresenta um tipo de museu. O que prevalece como contínuo no livro é a temática dos museus, o nonsense e a intertextualidade com as artes plásticas. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar elementos visuais presentes em alguns museus, sua relação com os versos poéticos expressos pela palavra e a aproximação das imagens com obras de arte ou períodos artísticos. A investigação desses elementos se deu com base nos estudos de Biazetto (2008), Farthing (2011), Fittipaldi (2008), Nikolajeva e Scott (2011), Proença (2007) e Ramos (2010) por meio de abordagem qualitativa e análise documental. A referência visual a criações artísticas e a temática faz com que o livro se configure como uma galeria que convida o leitor a passear por diferentes obras a cada virar de páginas. Assim, o livro ilustrado é uma obra de arte acessível aos leitores e que os conduz em uma jornada pela história da arte e pelo jogo de sentidos das palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estella Maria Bortoncello Munhoz, Universidade de Caxias do Sul (UCS), PPGLetras, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Mestra em Letras e Cultura na linha de pesquisa de literatura e processos culturais pela Universidade de Caxias do Sul, licenciada em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, bacharela em Design, com ênfase em Design Gráfico, e de Produto pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma universidade. Tem experiência no ensino de língua portuguesa e literatura, de arte e de inglês como língua adicional.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS), PPGEdu e PPGLet, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Professora titular na Universidade de Caxias do Sul. Doutora e mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora em cursos de Biblioteconomia e Letras. Coordenadora do curso de especialização em Literatura Infantil e Juvenil, modalidade EAD. Líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura (OLLI), cadastrado no CNPq.

Referências

BIAZETTO, Cristina. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 75-93.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

BRITO, Alexandre. Museu desmiolado. Ilustração: Graça Lima. 6. ed. Porto Alegre: Projeto, 2019.

CAMARGO, Luis. O livro infantil brasileiro: arte para as crianças. Revista da Associação de Leitura do Brasil, Campinas, n. 15, p. 1-7, jul. 1990.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 141-160.

DELÁCIO, Célia. Poema, Quadra, Parlenda, Cantiga, Trava-Língua, Adivinha. In: BRASIL. Ministério da Educação. PNBE na escola: literatura fora da caixa. Brasília:

Secretaria de Educação Básica, 2014. p. 17-28.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 93-123.

GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

GUIMARÃES, Patrícia Dauhali Clemente. Poesia e fotografia: um caminho para o letramento literário. Letrônica, Porto Alegre, v. 12, n. 3, e33336, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33336. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33336

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LEWIS, Clive Staples. Sobre histórias. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2018.

MARANGONI, Marli C. Tasca; RAMOS, Flávia Brocchetto. Um estatuto para a poesia infantil contemporânea: reflexões a partir do PNBE. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 50, p. 330-350, jan./abr. 2017. Disponível em https://www.periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10184 Acesso em: 20 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-40185021

MARTINS, Roberto de Andrade. O rinoceronte de Dürer e suas lições para a historiografia da ciência. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 199-238, 2014.

MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 49-59.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OBERG, Silvia. Como vai a poesia? In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena (org.). Práticas de Leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 145-149.

PAVANI, Cinara Ferreira. A dimensão lúdica da literatura: ponte para a construção de significados. Nau Literária, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 1-14, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1981-4526.16238. Acesso em: 30 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1981-4526.16238

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2007.

RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba: CRV, 2010.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Interação e mediação de leitura literária para a infância. São Paulo: Global, 2011.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SANT’ANNA, Patrícia; TREVISAN, Paulo Sergio. Estética e história da arte. Londrina: Educacional, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Bortoncello Munhoz, E. M., & Brocchetto Ramos, F. (2023). O livro ilustrado como obra de arte: diálogos em Museu desmiolado. Letrônica, 16(1), e44255. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44255

Edição

Seção

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA