Censura livre:

palavra experiência com Eucanaã Ferraz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44235

Palavras-chave:

Poesia e infância, Educação leitora, Eucanaã Ferraz, Educação poética do olhar, Mediação leitora

Resumo

Desde Poemas da Iara (2008), Eucanaã Ferraz nega-se ao rótulo de poeta para crianças. Sua poesia “censura livre” não demarca temporalmente a infância, pondo entre parênteses a linguagem, a escrita e as palavras. Seu não didatismo intencional requer do adulto, escritor e leitor, a superação das reservas imagéticas da forma escolar, que domesticam o imaginário. Eucanaã afirma que toda a poesia é exigente e que ele não facilita para as crianças, pois facilitar na criação é um equívoco dos sentidos. Autor de Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos (2009), Palhaço macaco passarinho (2010), Água sim (2011) e Em cima daquela serra (2013), Eucanaã explora recursos que despertam o interesse infantil, mesmo quando a voz poética não é a da criança e se volta a temáticas mais exigentes. No artigo, reconhecemos a “pedagogia do olhar”, referida pelo autor acerca de Cada coisa (2016) e a investigamos na sua exclusiva concretização verbal com o intuito de dar a ver uma poética que singulariza o valor da escuta compartilhada para o adensamento da imaginação. Escuta aberta e atenta que exige tanto do olhar quanto do ouvido.

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Biografia do Autor

Ângela Cogo Fronckowiak, UNISC, Programas de Pós-Graduação em Letras e Educação, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Teoria da Literatura (PUCRS). Licenciada em Letras Português (UFRGS). Professora adjunta da UNISC, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação. Pesquisadora do grupo Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq.

Inara Moraes dos Santos, UNISC, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Mestra em Educação (UNISC). Especialista em Educação Infantil (UNISINOS). Bacharel em Comunicação Social (UNISC). Escritora de livros para crianças, pesquisadora do grupo Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq.

 

 

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Cogo Fronckowiak, Ângela, & Moraes dos Santos, I. (2023). Censura livre: : palavra experiência com Eucanaã Ferraz. Letrônica, 16(1), e44235. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44235

Edição

Seção

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA