A aquisição da concordância de gênero entre N e ADJ por crianças brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44175

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Gênero gramatical, Concordância de gênero, NP, Psicolinguística.

Resumo

Este estudo investiga a identificação e o processamento da concordância de gênero no português brasileiro (PB) entre os elementos das categorias N e ADJ e se há diferenças no uso dessas pistas (se a vogal final do N ou a do ADJ) por crianças entre 3 e 5 anos de idade, adquirindo o PB. Pesquisas exploraram quais elementos do sintagma determinante servem como pistas morfofonológicas para crianças entre 18 e 42 meses de idade na identificação e na aquisição dos elementos que manifestem concordância (no NP e no NP), em línguas como o francês, o francês canadense, o PB, o espanhol e o tcheco (VAN HEUGTEN; CHRISTOPHE, 2015; VAN HEUGTEN; SHI, 2009; CORRÊA; NAME, 2003; LEW-WILLIAMS; FERNALD, 2007; SMÓLIK; BLÁHOVÁ, 2018). Outras investigaram as estratégias de atribuição de gênero a nomes desconhecidos por crianças entre 30 e 33 meses, no PB e no espanhol (CORRÊA; NAME, 2003; TREJO; ALVA, 2013). Os resultados apontam que as crianças privilegiam a informação da vogal final para atribuir gênero aos pseudonomes, sem diferença significativa, entre a condição masculina ou feminina; reconhecem o alto pareamento entre a vogal final de nomes e o gênero gramatical; e usam essa informação para atribuir gênero a novos nomes.

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Biografia do Autor

Olívia Fernandes Bogo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

É doutoranda em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na linha de pesquisa Linguagem, mente e cérebro. É pesquisadora no Laboratório de Acesso Sintático (ACESIN-Lab). É bolsista na modalidade Doutorado Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É mestra em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Graduou-se em Letras (Português-Literaturas, Italiano-Literaturas, Inglês-Literaturas) também pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

Fernandes Bogo, O. (2023). A aquisição da concordância de gênero entre N e ADJ por crianças brasileiras. Letrônica, 16(1), e44175. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44175

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES