Formando professores para o ensino de português para estrangeiros

Problemáticas e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41236

Palavras-chave:

formação de professores, PLA, ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir práticas adotadas na formação de professores na área de PLA desenvolvidas no âmbito do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, apresenta-se uma caracterização das atividades conduzidas no Programa, levando em consideração a atuação do(a)s aluno(a)s-professore(a)s nos anos de 2020-2021. Do ponto de vista metodológico, apresenta-se uma descrição das complexidades atinentes à formação de professores(as) de PLA, evidenciando o aspecto intercultural, comunicativo e inclusivo. Para isso, seguimos discussões embasadas por Almeida Filho (2012, 2013), buscando refletir sobre a formação docente e a abordagem comunicativa de ensino, assumindo com Mendes (2020) a necessidade de discussões culturalmente sensíveis voltadas ao processo de ensino-aprendizagem desta/nesta área. Como resultados, são apontadas as problemáticas, os desafios e as formas encontradas para fomentar o ensino de PLA na UFPB por meio das relações entre Extensão, Ensino e Pesquisa voltadas a atender a Política de Internacionalização da IES. Em síntese, levar o aluno em formação inicial a compreender os processos da docência, o aprender a ensinar, é de fundamental importância para a sua preparação para atuar como professor(a) de PLA.

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Biografia do Autor

José Wellisten Abreu de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Semântica, Léxico & Cognição (G_SEL). Coordenador do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI/DLPL/UFPB). Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão que articulam teoria e prática nas áreas de Semântica, ensino de língua portuguesa e português como língua adicional.

Carolina Coelho Aragon, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutora pela Universidade do Havaí (UHM), em Honolulu, HI, Estados Unidos; mestra pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desenvolve pesquisas em documentação e revitalização de línguas indígenas, teoria e análise linguística, ensino e aprendizagem de línguas. Coordenadora de projetos de extensão e de pesquisa na área de português como língua adicional, de etnolinguística e descrição de línguas indígenas.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Souza, J. W. A. de, & Aragon, C. C. (2022). Formando professores para o ensino de português para estrangeiros: Problemáticas e perspectivas. Letrônica, 15(1), e41236. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41236

Edição

Seção

Português como Língua Adicional em contextos internacionais