Usando Tarefas como um Procedimento de Pré-leitura para Melhorar a Compreensão Leitora de Textos Narrativos em L2
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.37508Palavras-chave:
Compreensão leitora, Tarefas, Segunda língua, Pré-leituraResumo
Com base em pressupostos de que preparar o leitor para ler pode promover a compreensão leitora, esta pesquisa apresenta um estudo empírico no qual foram investigados os efeitos de tarefas de pré-leitura na compreensão de textos narrativos em segunda língua (L2). Nove estudantes de uma escola pública participaram da investigação e, para coletar dados, dois testes de compreensão leitora foram realizados pelos participantes logo após a leitura de cada texto. Como estímulo, dois textos foram selecionados. Na condição de tratamento, os participantes foram expostos às tarefas de pré-leitura propostas por Willis e Willis (2011), adaptadas ao contexto dessa pesquisa, antes da leitura de um texto narrativo. Na condição de controle, o outro texto recebeu um glossário no final da passagem. Os resultados evidenciaram que as tarefas de pré-leitura são capazes de promover a compreensão leitora de textos narrativos em L2. Esse resultado foi alcançado, uma vez que o desempenho individual de cada participante foi maior na condição de tratamento, endossando pesquisas anteriores sobre leitura. Além disso, essa pesquisa vai ao encontro da afirmação de Willis e Willis de que as tarefas de pré-leitura são benéficas para a compreensão da leitura de textos narrativos.
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