Escrever-se, fotografar-se: convergências entre Vivian Maier e Ana Cristina Cesar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33380Palavras-chave:
Poesia, Fotografia, Autorretratos, Sujeito FiccionalResumo
Procurando desenvolver uma análise das “afinidades eletivas entre a Fotografia e a Poesia” (NAVAS, 2017), atentamos para as convergências e divergências mapeáveis entre os autorretratos fotográficos da estadunidense Vivian Maier e a poesia mista de prosa, diário e correspondência íntima da brasileira Ana Cristina Cesar, buscando compreender como se dão os procedimentos de construção do sujeito ficcional trabalhados dentro da própria lógica dos gêneros autobiográficos e autorrepresentativos. Neste artigo, analisando especificamente a forma como ambas as artistas incorporam os gestos criativos – isto é, a encenação do ato de escrever e do ato de fotografar – aos seus textos e imagens, os mecanismos de interlocução e figuração do Outro e de seus próprios corpos.Downloads
Referências
BANNOS, Pamela. Vivian Maier: A Photographer’s Life and Afterlife. Chicago: University Of Chicago Press, 2017.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2014.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BOSI, Viviana. Ana Cristina Cesar: Não, a poesia não pode esperar. In: BOSI, Viviana.; FALEIROS, Álvaro; ZULAR, Roberto. Sereia de Papel. Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj,
p. 11-54.
BOSI, Viviana. À mercê do impossível. In: CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 425-431.
CAMARGO, Maria Lucia de Barros. Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. Chapecó: Argos, 2003.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CESAR, Ana Cristina. Crítica de Tradução. São Paulo: IMS/ Ática, 1999.
CHACAL. Belvedere. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Alberto Pucheu. Terceira Margem, Rio de Janeiro, Ano IX, n. 11, p. 165 –177, 2004.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993,
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2004.
FREITAS FILHO, Armando. Poesia, vírgula, viva. In: NOVAES, Adauto (org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano e Senac Rio, 2005.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HALL, JAMES. The Self-Portrait: a cultural history. Londres: Thames & Hudson, 2014.
HOLLANDA, Heloísa Buarque. Impressões de Viagem. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
LACAN, Jacques. O seminário: livro 11 - os quatros conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
LEONI, Luciana. Ana C.: as tramas da consagração. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
MALUFE, Annita Costa. Ana Cristina Cesar: o poema-corpo ou o poema voltado para fora de si. In: BOSI, Viviana; NUERNBERGER, Renan. Neste Instante. São Paulo: Humanitas, 2018. p. 431-446.
MAINGUENEAU, Dominique. O Contexto da obra literária. SP: Martins Fontes, 2001.
MEDEIROS, Margarida. Fotografia e Narcisismo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.
NAVAS, Adolfo M. Fotografia e Poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu, 2017.
PAZ, Octavio. Signos em Rotação. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PAZ, Octavio. Filhos do Barro. São Paulo: Cosac Naify: 2013.
REINHARD, Kenneth. Kant with Sade, Lacan with Levinas. Modern Languages Notes, v. 110, n.4, p. 785-808, set. 1995.
SANTIAGO, Silviano. Singular e Anônimo. In: CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 452-463.
SISCAR, Marcos. Ana Cristina Cesar. Coleção Ciranda da Poesia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOLOMON-GODEAU, Abigail. Photography after Photography. Durham: Duke University Press, 2017.
SÜSSEKIND, F. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2004.
THE VIVIAN MAIER FOUNDATION. Disponível em: www.vivianmaier.com. Acesso em: 19 jun.
ZULAR, Roberto. Sereia de papel (algumas anotações sobre a escrita e a voz em Ana Cristina Cesar). In: BOSI, Viviana; FALEIROS, Álvaro; ZULAR, Roberto. Sereia de Papel. Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015. p. 81-102.
FINDING Vivian Maier. Direção: John Maloof e Charlie Siskel. Chicago: Ravine Pictures, 2014.1 DVD (124 min.) DVD Ntsc, son., color. Legendado. Port.
MAIER, Vivian. Self-Portrait, 1955. VM1955W03420-05 MC.Disponível em: http://www.vivianmaier.com/gallery/selfportraits/#slide-13. Acesso em: 19 jun. 2019.
MAIER, Vivian. Self-Portrait, 1971. VM1971WO1758-10-MC. Disponível em: http://www.vivianmaier. com/gallery/self-portraits/#slide-37. Acesso em: 19 jun. 2019.
MAIER, Vivian. Self-Portrait, Undated VM19XXW03129-02-MC. Disponível em: http://www.vivianmaier.com/gallery/self-portraits/#slide-22. Acesso em: 19 jun. 2019.
MAIER, Vivian. 1976. VM1976K04621-06-MC. Disponível em: http://www.vivianmaier.com/gallery/self-portraits-color/#slide-7. Acesso em: 19 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.