Viagem, desterro e narratividade: considerações sobre Ana em Veneza, de João Silvério Trevisan
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17910Palavras-chave:
Desterro, Viagem, NarratividadeResumo
Este ensaio tece considerações sobre o romance de João Silvério Trevisan, Ana em Veneza, a partir da imagem do desterro e procura traçar as relações entre viagem e literatura dentro do esquema oferecido pelo romance de Trevisan. Os diálogos desse romance com a obra de Thomas Mann contribuem também para o questionamento filosófico da obra de arte, ao abordarem os temas da desilusão e da morte. Este trabalho procura concentrar-se principalmente nos sofrimentos da personagem Ana e no seu encontro com a personagem de Nepomuceno.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. A ferida Heine. In: ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003a. p. 127-134.
_________. Sobre a ingenuidade épica. In: ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003b. p. 47-63.
_________. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70 [s/d].
AGAMBEN, Giorgio. Política del exilio. Trad. Dante Bernardi. Archipiélago: cuadernos de crítica de la cultur, Barcelona, n. 26-27, p. 41-52, 1996.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. 1: magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
_________. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. 1: magia e técnica, arte e política. Trad: Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-234.
CANETTI, Elias. A consciência das palavras: ensaios. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CORTÁZAR, Julio. América Latina: exílio e literatura. In: CORTÁZAR. Julio. Obra crítica, v. III. Org. Saúl Sosnowski. Trad. Paula Wacht e Ari Roitiman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 145-164.
KUSCHEL, Karl-Josef; MANN, Frido; SOETHE, Paulo. Terra mátria: a família de Thomas Mann e o Brasil. Trad. Sibele Paulino. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
LANDIM, Teoberto. Acabado, mas imperfeito: uma leitura da ficção contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 22, p. 185-194, janeiro-junho, 2013.
MANN, Thomas. Doutor Fausto: a vida do compositor alemão Adrian Leverkühn narrada por um amigo. Trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_________. Os famintos e outras histórias. Trad. Lya Luft. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
_________. Tonio Kröger & A morte em Veneza. Trad. Maria Deling. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
NANCY, Jean-Luc. La existencia exiliada. Revista de Estudios Sociales [On-line], Colombia, n. 8, p. 01-04, jan. 2001. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa? id=81500813>. Acesso em: 14 de maio de 2014.
PAULINO, Sibele. Transitando em Ana em Veneza, de João Silvério Trevisan: Um romance sem domicílio fixo. Estação Literária, Londrina, v. 10, p. 132-149, dez. 2012.
PAWLIK, Angela; STAHR, Henrick. Die produktive Rezeption von Thomas Mann im Roman Ana em Veneza von João Silvério Trevisan. Pandemonium Germanicum, São Paulo, n. 31, p. 85-107, jan.-jun. 1999.
RIBEIRO, Helano. Ana em Veneza: uma resposta tupiniquim ao pessimismo manniano. Estação Literária, Londrina, v. 7, p. 15-28, set. 2011.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. What am I doing here? Duas figuras na Literatura de Viagem. Floema: caderno de história e teoria literária, Bahia, n. 6, p. 93-108, jan.-jun. 2010.
TREVISAN, João Silvério. Ana em Veneza. São Paulo: Best Seller, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.