Diários de viagem como discurso: o encontro de P.K. Page com o Brasil da primeira metade do século vinte
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17112Palavras-chave:
Palavras-chave, P. K. Page, diários de viagem, discurso, século vinte.Resumo
De um modo geral, os diários de viagem oferecem importante via de acesso à singularidade da experiência do viajante e de suas reações mais pessoais à nova sociedade em que busca ser inserido. Todavia, percebidos em sua dimensão discursiva, os diários representam também uma poderosa via compreensão ao periodo e à cultura dessa nova sociedade. O objetivo deste trabalho é discutir alguns aspectos associados ao olhar de P.K Page sobre o Brasil da primeira metade do século vinte. Perguntamo-nos, por exemplo: como Page via os hábitos e costumes locais da época? como foi sua relação com a língua portuguesa durante o processo de adaptação? Quais foram suas impressões sobre a vida cotidiana no Rio de Janeiro? que impacto teve a administração da vida doméstica em sua experiência de viajante? Para tanto, nos apoiamos na idéia de diários como discurso historicamente situado, tomando como material de análise, o livro da autora Brazilian Journal (1987). Resultados indicam que, embora gostasse sinceramente doBrazil, a autora faz importante crítica social, muitas vezes apegada ao recurso da ironia em suas descrições sobre o cotidiano e a administração da vida domestica.
Downloads
Referências
DA MATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
FELMAN, Shoshana; LAUB, Dori. Testimony. London: Routledge, 1992.
HOLANDA, Sergio Buarque de. O Homem Cordial. In: Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983 [1. ed. 1953].
LEJEUNE, Philippe. Le Pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1986.
MARCUS, Laura. Autobiographical discourses: theory, criticism, practice. Manchester: Manchester University Press, 2006.
PAGE, Patricia Kathleen. Brazilian Journal. Toronto: Lester & Orpen Dennys, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.