Enunciação na linguagem: a noção de relação e suas implicações para o ensino

Autores

  • Aline Juchem UFRGS

Palavras-chave:

Relação, Enunciação, Saussure, Benveniste, Ducrot, Ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a noção de relação a partir das teorias linguísticas de Ferdinand de Saussure, Émile Benveniste e Oswald Ducrot. Tal noção, desenvolvida por Saussure a partir do primitivo teórico de que a língua é um sistema de signos, torna-se fecunda para a fundação de outras teorias linguístico-enunciativas, tais como a Teoria da Enunciação, de Benveniste, cujo conceito de linguagem comporta a enunciação, e a Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot, a qual postula que o valor argumentativo se dá por semelhança e por diferença na língua. Assim, percebe-se que ambas as teorias estão fundamentadas sob a noção de relação, à qual atribuem o conceito de enunciação, que, por sua vez, coloca em cena a linguagem e, por conseguinte, a intersubjetividade, uma vez que esta lhe é inerente. Nessa medida, a noção de relação permite deslocar a reflexão linguística para o ensino, de modo a problematizar o papel da comunicação intersubjetiva entre professor e aluno e a revelar quais são suas implicações e contribuições para o trabalho com texto em sala de aula.

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Biografia do Autor

Aline Juchem, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos da Linguagem, especialidade Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora/bolsista CAPES do Programa de Apoio à Graduação (PAG), Projeto de Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual, pela UFRGS.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Juchem, A. (2014). Enunciação na linguagem: a noção de relação e suas implicações para o ensino. Letrônica, 6(2), 445–470. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/14858