Pluralidade Religiosa e o Conceito de Deus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.45335

Palavras-chave:

Teoria dos conceitos, conceito de Deus, filosofia da religião, SQML

Resumo

Neste artigo, abordo algumas questões de ordem superior envolvendo o conceito de Deus que surgem dentro de um contexto pluralista: o problema da unidade conceitual, o problema da unicidade de extensão e o problema da homogeneidade/heterogeneidade. Minha proposta para resolver essas questões envolve uma teoria especial híbrida de conceitos, chamada de teoria de conceitos ideais. Argumento que, quando adicionada a uma visão pluralista de conceitos, e formalizada dentro de uma estrutura de mundos possíveis, tal teoria fornece uma resposta satisfatória a esses problemas. A formalização é feita a partir de uma versão específica da Lógica Modal Quantificada Mais Simples (SQML, do inglês Simplest Quantified Modal Logic), e sua apresentação é exclusivamente semântica, mantendo detalhes técnicos a um nível mínimo.

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Biografia do Autor

Ricardo Sousa Silvestre, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Montreal (Canadá). Foi visiting scholar nas Universidades de Oxford (Reino Unido), Notre Dame (EUA) e Québec (Canadá). Autor e editor de várias obras, incluindo os volumes “Vaiṣṇava Concepts of God: Philosophical Perspectives” (Routledge, 2023) e “Beyond Faith and Rationality: Essays on Logic, Religion and Philosophy” (Springer, 2020). Autor de mais de 40 artigos e capítulos de livros nas áreas de Lógica, Filosofia da Religião e Epistemologia. Professor da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do projeto “Concepts of God and the Variety of Theisms in Indian Traditions”, financiado pela Fundação John Templeton.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Sousa Silvestre, R. (2024). Pluralidade Religiosa e o Conceito de Deus. Veritas (Porto Alegre), 69(1), e45335. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.45335

Edição

Seção

Epistemologia & Filosofia da Linguagem