Avicena e o problema do sujeito da metafísica

a hipótese das causas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.44458

Palavras-chave:

Aristóteles, Filosofia árabe, Metafísica, Aitiologia.

Resumo

Um dos problemas com os quais os leitores da Metafísica de Aristóteles se deparam é a dificuldade de delimitação do sujeito da sabedoria. Avicena (séc. X), em seu tratado metafísico As coisas divinas (Ilāhiyyāt), põe-se a investigar cada um dos três candidatos à posição de sujeito desta ciência (a dizer, Deus, as causas e o ser). Devido à amplitude da investigação, a análise que se segue se restringirá à segunda hipótese, a dizer, se, em algum sentido, seria a filosofia primeira uma ciência sobre as causas (uma aitiologia). Deste modo, iniciarei com a exposição do contexto da Ilāh. I que antecede à análise da hipótese das causas. Na sequência, apresentarei a hipótese juntamente com os argumentos para mostrar sua falsidade. Por fim, concluirei com a apresentação da relação entre causalidade e ser tendo em vista a resposta ontológica que será dada ao problema central e os problemas que decorrem desta resposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meline Sousa, Professora da Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval. Membro da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale, do GT de História da Filosofia da Natureza e do Grupo de Pesquisa em Metafísica e Política. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Filosofia Árabe (UFLA).

Referências

AL-BADAWĪ, A. R. Al-Aflaṭūnīyah al-Muḥdathah ʿindā al-ʿArab. Cairo: [s.n.], 1977 [1955].

AL-FARABI. Book of Letters (Kitab al-huruf): commentary on Aristotle’s Metaphysics. Arabic Text, Edited with Introduction and Notes by M. Mahdi. Beirut: Dar el-Mashreq, 1970. p. 110-128.

AL-FARABI. Maqala fI aghrad ma ba’d al-thabi’a. Dairat al-ma’arif al-‘Uthmaniyyat. Hyderabad: [s.n.], 1930.

ARAÚJO, D. A. O estabelecimento da Metafísica como ciência filosófica no Liber de Philosophia Prima sive Scientia Divina, de Avicena. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

ARISTOTLE. Posterior Analytics. Translated with a Commentary by J. Barnes. Oxford: Oxford University Press, 1993 [1975].

AVICENNA. Libro della guarigione. Le cose divine. A cura di Amos Bertolacci. Torino: UTET, 2008.

AVICENNA. Metafisica. Trad. dall’arabo, introduzioni, note e apparato di Olga Lizzini e Pasquale Porro. Milano: Bompiani, 2002.

AVICENA. Metafísica do Livro da cura (Kitab al-shifa). Trad. T. M. Verza. Revista Reflexões, Fortaleza, ano 8, n. 14, p. 233-250, 2019.

AVICENNA. The Metaphysics of The Healing. A Parallel English-Arabic Text. Translated, Introduced, and Annoted by Michael E. Marmura. Provo: Brighan Young University Press, 2005. 60

BERTOLACCI, A. God’s Existence and Essence: The Liber de causis and School Discussions in the Metaphysics of Avicenna. In: CALMA, D. (ed.). Reading Proclus and the Book of Causes. Leiden and Boston: Brill, 2022. v. 3, p. 251-280.

BERTOLACCI, A. The Reception of Aristotle’s Metaphysics in Avicenna’s Kitāb al-Šifā’: a Milestone of Western Metaphysical Thought. Leiden: Brill, 2006.

DODGE, B. (ed.). The Fihrist of al-Nadim. A Tenth-Century Survey of Muslim Culture. New York and London: Columbia University Press, 1970. v. II.

GUERRERO, R. R. Avicena. Madrid: Ediciones del Orto, 1994.

GUTAS, D. Avicenna and the Aristotelian Tradition. Introduction to Reading Avicenna’s Philosophical Works. Second, Revised and Enlarged Edition, Including an Inventory of Avicenna’s Authentic Works. Leiden and Boston: Brill, 2014.

GUTAS, D. Greek Thought, Arabic Culture. The Graeco-Arabi Translation Movement in Baghdad and Early ‘Abbasid Society (2nd-4th/8th -10th centuries). London: Routledge, 1998.

IBN AL-NADIM. Kitāb al-fihrist. Editado e traduzido por Muḥammad Riḍā Taǧaddud. Tehran: Chāpkhānehyi Bānk-i Bāzargānī-yi, 1971.

IBN SINA. Al-Shifāʾ [Healing]: Al-Ilāhiyyāt [Metaphysics]. Edited by Georges C. Anawati, et al. 2 vols. Cairo: Al-Hayʾa al-ʿAmma li-Shuʾun al-Mutabiʿ al-Amiriya, 1960.

KIANKHAH, L. Análise e edição crítica de “Os objetivos da Metafísica”. Sophia Perennis, Tehran, v. 11, n. 26, p. 119-157, 1993 [2014 EC] [em persa e árabe].

LIZZINI, O. L. Causalité et pouvoir: autour des traces du Liber de causis dans la Métaphysique d’Avicenne. In: CALMA, D. (ed.). Reading Proclus and the Book of Causes. Leiden and Boston: Brill, 2022. v. 3, p. 217-250.

MARMURA, M. Avicenna on the division of the sciences in the Isagoge of his Shifa. Journal for the history of Arabic science, Aleppo, n. 4, p. 239-251, 1980.

MENN, S. Al-Fārābī’s Kitāb al-Ḥurūf and His Analysis of the Senses of Being. Arabic Sciences and Philosophy, Cambridge, v. 18, p. 59-97, 2008.

MENN, S. Avicenna’s Metaphysics. In: ADAMSON, P. (ed.). Interpreting Avicenna. Critical Essays. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 143-169.

PEREIRA, R. H. S. Busca do conhecimento. Ensaios de Filosofia Medieval no Islã. São Paulo: Paulus, 2007.

RAMÓN, R. Al-Farabi: el concepto del ser. Revista de Filosofía, Madrid, v. 7, n. 11, p. 27-49, 1994.

TAYLOR, R. C. Contextualizing the Kalām f ī maḥḍ al-khair / Liber de causis. In: CALMA, D. (ed.). Reading Proclus and the Book of Causes. Leiden and Boston: Brill, 2020. v. 2, p. 211-232.

TAYLOR, R. C. The Liber de Causis (Kalām f ī Maḥḍ al-Khair). A Study of Medieval Neoplatonism. 1981. Thesis (Degree of Doctor of Philosophy) – University of Toronto, Toronto, 1981.

VASILIU, A. Regards croisés sur la cause première: Plotin, Porphyre, Victorinus, Saloustios, Proclus. In: CALMA, D. (ed.) Reading Proclus and the Book of Causes. Leiden and Boston: Brill, 2022. v. 3, p. 60-88.

VERZA, T. M. “Do agente deriva apenas a existência”: Avicena e a concepção comum de causa eficiente na Metafísica VI.1. Analytica, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 27-43, 2010.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Como Citar

Sousa, M. (2023). Avicena e o problema do sujeito da metafísica: a hipótese das causas. Veritas (Porto Alegre), 68(1), e44458. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.44458

Edição

Seção

Varia