Rumo a uma Educação Intercultural em Moçambique
Proposta para enfrentamento do etnocentrismo e da dominação cultural portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2022.1.41614Palavras-chave:
etnocentrismo, globalização, interculturalidade, educação, cultura ancestralResumo
Estudo qualitativo, descritivo da influência do etnocentrismo português em Moçambique, iniciado no século XV com a colonização, que impôs a cultura portuguesa em detrimento da cultura ancestral Moçambicana inferiorizando os povos e cultura nativa, considerando-lhes incultos, pagãos. A criação da escola oficial se converteu em um instrumento de alfabetização e dominação colonial, impondo a cultura e a língua portuguesa, objetivando a negação das culturas e religiosidades moçambicanas. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do etnocentrismo português confrontado com a cultura ancestral de Moçambique. Os resultados mostraram que é imprescindível desenvolver uma educação capaz de compreender as múltiplas dimensões e a complexidade da cultura Moçambicana.
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