A discussão cristológica sobre o “Jesus histórico”
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.202x.1.45310Palavras-chave:
Cristologia, Crítica Histórica, Jesus HistóricoResumo
O que Jesus, de fato, andou fazendo? – eis a questão e a discussão sobre o Jesus histórico. Para responder a essa interrogação, recorre-se à literatura que a historiografia desenvolveu ao longo dos séculos e que, na idade moderna, foi denominada de “crítica histórica”. A figura de Jesus que resulta desta pesquisa chama-se “Jesus histórico”, e os estudos sobre ele limitam-se apenas aos fatos empiricamente verificáveis, através das assim chamadas “evidências” ou provas e indícios histórico-críticos que consistem essencialmente na convergência de diversas fontes. O Jesus histórico, por um lado, é mais restrito que o Jesus “terrestre” da narrativa da fé. Por outro lado, ele é mais amplo, porque eventualmente pode apresentar características que não são referenciadas nos evangelhos ou nos demais escritos da fé cristã primitiva, como seria o caso se fosse encontrada a agenda contando suas andanças entre os 13 e os 30 anos de idade.
Downloads
Referências
A Bíblia. São Paulo: Paulinas, 2023.
BINGEMER, Maria Clara L. Jesus Cristo: servos de Deus e Messias glorioso. São Paulo: Paulinas, 2008.
BULTMANN, Rudolf. Gesù. Brescia: Queriniana, 1972.
KASEMANN, Ernest. Il problema del Gesù storico. In: KASEMANN, Ernest. Saggi esegetici. Torino: Marietti, 1985. p. 30-57.
KONINGS, Johan. A Questão do Jesus “Histórico”. Horizonte, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 55-58, 1º sem. 1997.
LOHFINK, Gerard. Jesus de Nazaré: O que Ele queria? Quem Ele era? Petrópolis: Vozes, 2015.
SOBRINO, Jon. Jesus, o Libertador. I – A história de Jesus de Nazaré. São Paulo: Vozes, 1994. DOI: https://doi.org/10.5040/9781472549877
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.