A identidade da educação católica no atual contexto

Palavras-chave: Educação Católica, Catolicismo, Cosmovisão, Romano Guardini, Formação Integral

Resumo

Este artigo trata da identidade da educação católica diante da pluralidade cultural atual. O artigo traz presente a concepção católica de mundo a partir dos escritos de diversos autores, especialmente Romano Guardini. O texto faz um paralelo entre a concepção católica de mundo e a atual realidade da educação católica, marcada pela competitividade no mercado educacional e pela diversidade de propostas que, por vezes, se distanciam de seu compromisso de catolicidade. O texto aborda a problemática da educação católica a partir de uma visão antropológica centrada na pessoa e apresenta alguns questionamentos básicos que podem servir para um aprofundamento da missão essencial da educação católica enquanto diferencial no contexto da educação. A reflexão aponta para a necessidade de que os ambientes católicos de educação sejam agentes transformadores da sociedade, a partir de uma concepção católica de mundo que dialoga com a realidade e que possibilita a inserção ativa do educador cristão frente às diferentes problemáticas que a sociedade atual apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Antônio Brustolin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Teologia pela Universidade São Tomás de Aquino (PUST), em Roma, Itália; professor no PPG em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Marcia Koffermann, Universidade de Huelva (UHU), Espanha.

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Huelva (UHU), Espanha. Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Comunicação.

Referências

BARTMANN, Bernardo. Teologia Dogmática. Revelação e fé – Deus – A criação. São Paulo: Paulinas, 1964. v. 2.

BENTO XVI. Homilia na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Roma, 29 jun. 2005. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2005/documents/hf_ben-xvi_hom_20050629_sts-peter-paul.html Acesso em: 11 abr. 2019.

CONCÍLIO VATICANO II. Gravissimum Educationis in Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 2000.

CONGREGAÇÃO DA EDUCAÇÃO CATÓLICA. A escola católica no limiar do terceiro milênio. Roma, 28 dez. 1997. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_27041998_school2000_po.html. Acesso em: 11 abr. 2019.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar Hoje e Amanhã: uma paixão que se renova. Roma, 7 abril, 2014. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20140407_educare-oggi-e-domani_po.html. Acesso em: 11 abr. 2019.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado LatinoAmericano e do Caribe. São Paulo: Paulus: Paulinas; CNBB: Brasília, 2007.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. In: Vaticano. 2013. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/it/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html. Acesso em: 11 abr. 2019.

FRANCISCO. Mensagem do Papa Francisco para o lançamento do Pacto Educativo. In: Vaticano: 2019. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html

GUARDINI. Romano. La Visione Cattolica del Mondo. Brascia: Mocelliana, 1994.

GUARDINI, R. La esencia de la concepción católica del mundo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1957.

PAULO VI. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi. São Paulo: Paulinas, 1986.

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS. Escola Salesiana América: IV Encontro Continental. Brasília: CISBRASIL: CIB, 2018.

SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. A Escola Católica. In: Vaticano. Roma, 19 mar. 1977. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19770319_catholic-school_po.html. Acesso em: 11 abr. 2019.

SAMANES, Cassiano F.; TAMOYO-ACOSTA Juan J. Dicionário de conceitos fundamentais do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1999.

Publicado
2021-08-23
Seção
Dossiê - Educação para a Paz