“Amigos e companheiros se afastam de minha praga” – Reflexões em Torno do Salmo 38,12-23
Palavras-chave:
Salmos. Salmos penitenciais. Pecado. Doença. Arrependimento. Amigos. Inimigos.Resumo
A segunda parte do Salmo 38, isto é, vs. 12-21, aborda as consequências sociais de uma doença física que, segundo a visão da época, teria sido causada pelo pecado. Ela afasta do doente os amigos e companheiros. Ao mesmo tempo, ela dá aso aos adversários e inimigos para se aproveitarem do doente tanto socialmente, isto é, o caluniando, como economicamente, explorando-o e talvez, até depenando-o. A reação do doente é o silêncio e a confiança em Deus.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Teologia Faz Caminho
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.