Prevalência de co-infecção tuberculose/HIV em pacientes do Centro de Saúde Modelo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Autores

  • José Luiz Cabreira Rodrigues IPA
  • Marilu Fiegenbaum IPA
  • Andreza Francisco Martins IPA

Palavras-chave:

TUBERCULOSE PULMONAR/epidemiologia. INFECÇÕES OPORTUNISTAS RELACIONADAS COM A AIDS, INFECÇÕES POR HIV, COMORBIDADE, ESTUDOS TRANSVERSAIS.

Resumo

OBJETIVO: o estudo teve como propósito estimar a prevalência da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) nos pacientes em tratamento para tuberculose, no Centro de Saúde Modelo de Porto Alegre, RS. MÉTODOS: foi realizada uma investigação transversal cuja população constituiu-se na totalidade dos pacientes em tratamento para tuberculose no Centro de Saúde Modelo de Porto Alegre, RS, entre 2004 e 2007. Para análise estatística foram utilizados o teste qui-quadrado e análise multivariada pelo método forward likelihood ratio. RESULTADOS: no período em estudo foram diagnosticados 1537 casos de tuberculose, sendo que 449 apresentaram sorologia positiva para o HIV, o que representou uma taxa de coinfecção de 29,2%. Nesse grupo houve predominância do sexo masculino (73,9%) e da faixa etária de 30 a 39 anos (40,8%). No diagnóstico dos coinfectados com HIV/tuberculose a forma clínica prevalente foi a extrapulmonar (49%). Na baciloscopia, a forma negativa prevaleceu (29,8%) e a radiologia sugestiva (74,9%) também predominou nesse grupo. O esquema medicamentoso rifampicina, isoniazida e pirazinamida foi o tipo de tratamento mais usado (87,5%) e a alta por cura nos pacientes com sorologia positiva para o HIV em tratamento para tuberculose foi de 43,7%. CONCLUSÃO: os resultados ressaltam a importância da realização do teste sorológico para HIV quando se diagnostica a tuberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Cabreira Rodrigues, IPA

Biomédico pelo Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS. Servidor público Estadual e Municipal do Centro de Saúde Modelo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS.

Marilu Fiegenbaum, IPA

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro Universitário Metodista IPA e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS.

Andreza Francisco Martins, IPA

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS. Farmacêutica da Equipe de Vigilância do Municipio de Porto Alegre, RS.

Publicado

2010-10-19

Como Citar

Rodrigues, J. L. C., Fiegenbaum, M., & Martins, A. F. (2010). Prevalência de co-infecção tuberculose/HIV em pacientes do Centro de Saúde Modelo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Scientia Medica, 20(3), 212–217. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/6281

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)