Estudo de caso único adaptado (ASCD)

Um modelo para educação, treinamento e avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2022.1.42370

Palavras-chave:

estudo de caso, estudo adaptativo de caso único, aprendizado, inovação pedagógica

Resumo

Objetivos: estudos de caso único podem nos ajudar a entender a mudança nas variáveis relacionadas ao aprendizado, como conhecimento e habilidade, no nível de um aluno individual, no nível de uma equipe ou grupo de alunos, ou no nível de uma situação ou sistema. O Estudo adaptativo de caso único (ASCD) é um novo modelo que integra (i.) elementos de métodos de educação, treinamento e avaliação que, por meio de métodos de pesquisa que não sejam estudos de caso único, receberam evidências empíricas sólidas na literatura de pesquisa e (ii.) princípios de estudos de caso único, que podem facilitar a integração da pesquisa na prática cotidiana. A lógica por trás do ASCD é permitir a rápida tomada de decisão baseada em evidências na prática da educação, treinamento e avaliação, na unidade de análise – individual, grupo, equipe, situação ou sistema – que é considerada apropriada no contexto em questão. 
Método: um algoritmo ASCD é introduzido e discutido no contexto de mudança no nível do indivíduo, mudança em um grupo ou equipe e mudança em uma situação ou sistema.
Resultados: o ASCD pode ser usado para entender a mudança em cada uma das unidades de análise mencionadas anteriormente em qualquer número de unidades, incluindo uma única unidade (um indivíduo, uma equipe ou uma situação ou sistema), e para fins de pesquisa.
Conclusão: o ASCD permite a a pesquisa e a tomada de decisão prática baseada em evidências, sem demandas rigorosas sobre o número de alunos, grupos, equipes, situações ou sistemas.

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Biografia do Autor

Jimmie Leppink, Hospital Virtual Valdecilla (HvV), Santander, Cantabria, Spain.

PhD in Statistics Education, LLM in Forensics, Criminology and Law, and MSc in Psychology and Law from Maastricht University, the Netherlands; MSc in Statistics from Catholic University of Leuven, Belgium; currently Research Director at Hospital Virtual Valdecilla (HvV), in Santander, Spain.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

Leppink, J. (2022). Estudo de caso único adaptado (ASCD): Um modelo para educação, treinamento e avaliação. Scientia Medica, 32(1), e42370. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2022.1.42370

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde