Números de artigos como um indicador importante do tempo de publicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.41065

Palavras-chave:

time series, auto-correlation function, cross-correlation function, leading indicator

Resumo

Introdução: na educação de profissionais de saúde, o uso de estatísticas é associado comumente a amostras um pouco maiores, enquanto as amostras menores ou assuntos únicos (ou seja, N = 1) são geralmente rotulados como precisando de algum tipo de abordagem “qualitativa”. No entanto, os métodos estatísticos podem ser muito úteis em pequenas amostras e para sujeitos individuais, especialmente quando temos séries temporais de medições repetidas da(s) mesma(s) variável(is) de desfecho de interesse. O objetivo deste artigo é demonstrar um exemplo de uma função de correlação cruzada para sujeitos individuais em um contexto de educação de profissionais de saúde e sugerir algumas configurações em que essa função pode ser útil.
Método: o exemplo usa dados de uma publicação recente de acesso aberto sobre, entre outros, números de artigos e tempo de publicação em vários dos principais periódicos da educação de profissionais de saúde para examinar a relação entre o número de artigos publicados e o tempo médio de publicação ao longo do tempo, no programa R versão 4.0.5, programa estatístico de código aberto de custo zero.
Resultados: o número de artigos publicados parece ser um indicador importante do tempo de publicação: tanto o número de artigos no ano “y” quanto o número de artigos no ano “y menos 1” se correlacionam > 0,6 com o tempo médio de publicação no ano “y”, enquanto as correlações de outras diferenças de tempo são substancialmente menores, como, por exemplo, número de artigos no ano “ y menos 2” e tempo médio de publicação no ano “ y”, ou tempo médio de publicação no ano “y” e número de artigos no ano “y mais 1”’).
Conclusão: de acordo com a literatura recente, este artigo demonstra que a função de correlação cruzada pode ser usada no contexto de pequenas amostras e indivíduos únicos. Embora o exemplo se concentre em números de artigos e tempos de publicação, pode igualmente ser aplicado, por exemplo, no estudo de relações entre conhecimento, habilidades e atitudes em indivíduos, ou relações entre comportamentos de indivíduos que trabalham em pares ou pequenos grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jimmie Leppink, University of York, Hull York Medical School, York, North Yorkshire, United Kingdom.

PhD in Statistics Education, LLM in Forensics, Criminology and Law, and MSc in Psychology and Law from Maastricht University, the Netherlands; MSc in Statistics from Catholic University of Leuven, Belgium; currently Research Director at Hospital Virtual Valdecilla (HvV), Santander, Spain.

Referências

Van de Schoot R, Miocevic M. Small sample size solutions: A guide for applied researchers and practitioners. New York: Routledge; 2020. 285 p. https://doi.org/10.4324/9780429273872

Brockwell PJ, Davis RA. Time series: Theory and methods (2nd ed.). New York: Springer Verlag; 1991.

Maggio LA, Bynum WE, Schreiber-Gregory DN, Durning SJ, Artino AR. When will I get my paper back? A replication study of publication timelines for health professions education research. Perspect Med Educ. 2020;9:139-46. https://doi.org/10.1007/s40037-020-00576-2

R Core Team. R: A language and environment for statistical computing [Internet] Vienna: R Foundation for Statistical Computing (version 4.0.5). Available from: https://www.r-project.org

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

Leppink, J. (2021). Números de artigos como um indicador importante do tempo de publicação. Scientia Medica, 31(1), e41065. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.41065

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde