Índices antropométricos e fatores de risco cardiovascular entre mulheres residentes em uma área rural do estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Guilherme Arruda Witeck Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ligia Beatriz Bento Franz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maristela Borin Busnello Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Iara Denise Endruweit Battisti
  • Dione De Marchi
  • Evelise Moraes Berlezi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Deise Cargnin
  • Raquel Kohler Dal Ri Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

FATORES DE RISCO, CARDIOPATIAS, OBESIDADE, PRESSÃO ARTERIAL, CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA, ANTROPOMETRIA, POPULAÇÃO RURAL, MULHERES.

Resumo

OBJETIVOS: avaliar índices antropométricos e níveis de pressão arterial em mulheres residentes na área rural do município de Catuípe, Rio Grande do Sul, visando estimar o risco de doenças cardiovasculares relacionados com alterações destes parâmetros. MÉTODOS: foi realizado um estudo transversal no período de março a abril de 2008, incluindo mulheres residentes na zona rural de Catuípe, as quais participavam de grupos de mães organizados por uma empresa estatal da região. Foram utilizados técnicas e protocolos específicos para a coleta de dados antropométricos e de pressão arterial. As variáveis levantadas foram idade, estado civil, escolaridade, atividade ocupacional, índice de massa corporal, perímetro da cintura e níveis de pressão arterial sistêmica. RESULTADOS: das 267 mulheres, 4,5% apresentavam baixo peso, 36% eram eutróficas, 29,6% apresentavam sobrepeso, 26,6% eram obesas grau I, 33,5% obesas grau II e 3,9% obesas grau III. Entre as 79 mulheres com sobrepeso, 37,97% possuiam entre 40 e 49 anos. Das 71 mulheres classificadas como obesas grau I, 47,89% tinham mais de 59 anos, e 66,66% da amostra com baixo peso estava nesta mesma faixa etária. Pelo perímetro da cintura, 19,1% das mulheres foram consideradas de baixo risco para doenças cardiovasculares, 26,21% de moderado risco e 54,7% de alto risco. Foram encontradas 48,31% de mulheres pré-hipertensas, 32,59% com níveis pressóricos normais e 19,1% de hipertensas classe I e II. CONCLUSÕES: a maioria das pacientes da amostra encontrava-se com sobrepeso e obesidade e dois terços apresentava pressão arterial sistêmica elevada. As proporções de mulheres com risco de doenças cardiovasculares, definido por estes parâmetros, aumentaram com a idade, ficando caracterizado que a saúde da população em estudo encontra-se em estado de alerta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Arruda Witeck, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Acadêmico de nutrição. Bolsista PIBIC/CNPq.

Ligia Beatriz Bento Franz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Nutricionista. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Professora no Curso de Nutrição.

Maristela Borin Busnello, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Nutricionista. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora no Curso de Nutrição.

Iara Denise Endruweit Battisti

Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dione De Marchi

Nutricionista. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Evelise Moraes Berlezi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia Biomédica pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora no Curso de Fisioterapia.

Deise Cargnin

Nutricionista. Bolsista PIBIC/CNPq de março a julho/2009.

Raquel Kohler Dal Ri, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Acadêmica de Nutrição. Bolsista PIBIC/CNPq de março/2008 a fevereiro/2009.

Publicado

2010-12-29

Como Citar

Witeck, G. A., Franz, L. B. B., Busnello, M. B., Battisti, I. D. E., De Marchi, D., Berlezi, E. M., Cargnin, D., & Dal Ri, R. K. (2010). Índices antropométricos e fatores de risco cardiovascular entre mulheres residentes em uma área rural do estado do Rio Grande do Sul. Scientia Medica, 20(4), 282–288. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/6642

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)