O fortalecimento do assoalho pélvico com cones vaginais: programa de atendimento domiciliar

Autores

  • Daniela Zeni Dreher UNIJUÍ
  • Evelise Moraes Berlezi Unijuí
  • Simone Zeni Strassburger Unijuí
  • Márcia Z. El Ammar

Palavras-chave:

incontinência urinária de esforço, fisioterapia, períneo.

Resumo

Objetivos: avaliar a eficiência de um programa de fisioterapia domiciliar com cones vaginais para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, na resolução da incontinência urinária de esforço. Relato do caso: foi selecionada para o estudo uma voluntária com 60 anos de idade, com história de única gestação, com parto vaginal, apresentando queixa e diagnóstico de incontinência urinária de esforço. Para avaliação pré e pós-intervenção utilizaram-se como instrumentos: anamnese, avaliação da qualidade de vida, avaliação físico-funcional e exame de urodinâmica. A intervenção fisioterapêutica foi realizada através de um protocolo de exercícios terapêuticos com cones vaginais durante oito semanas, com frequência de três vezes semanais em duas sessões diárias. Na avaliação inicial foi realizada a manobra de Valsalva com 300 ml de volume intra-vesical, ocorrendo discreta perda urinária com a pressão de perda ao esforço de 94 cmH2O, indicando incontinência urinária de esforço de grau leve. Na reavaliação não se observou perda urinária com pressão vesical de até 117 cmH2O para o mesmo volume, expressando melhora considerável da continência urinária. Conclusões: o programa de exercícios terapêuticos com cones vaginais a domicílio mostrou-se efetivo na resolução da incontinência urinária de esforço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Zeni Dreher, UNIJUÍ

Fisioterapeuta, Mestre em Engenharia de Produção. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Evelise Moraes Berlezi, Unijuí

Fisioterapeuta, Doutora em Geriatria e Gerontologia Biomédica pela PUCRS. Professora do Departamento de Ciencias da Saúde da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Linha de pesquisa: epidemiologia de doenças não transmissíveis e reabilitação.

Simone Zeni Strassburger, Unijuí

Fisioterapeuta, Mestre em Saúde da Criança. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Márcia Z. El Ammar

Fisioterapeuta.

Publicado

2009-03-19

Como Citar

Dreher, D. Z., Berlezi, E. M., Strassburger, S. Z., & El Ammar, M. Z. (2009). O fortalecimento do assoalho pélvico com cones vaginais: programa de atendimento domiciliar. Scientia Medica, 19(1), 35–42. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/2612

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)