Programa individualizado de exercícios para incontinência urinária executado no espaço domiciliar

Autores

  • Evelise Moraes Berlezi Universidade Regional Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Marília Martins Universidade Regional Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Daniela Zeni Dreher Universidade Regional Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.4.15218

Palavras-chave:

INCONTINÊNCIA URINÁRIA, MULHERES, ATENÇÃO PRIMÁRIA.

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar a eficiência de um programa individualizado de exercícios para incontinência urinária executado no espaço domiciliar sob supervisão e avaliação sistemática do fisioterapeuta. MÉTODOS: A população do estudo foi constituída por mulheres pós-menopausa, entre 50 a 65 anos de idade, residentes na área urbana do município de Catuípe, Rio Grande do Sul. Para a seleção da amostra consideraram-se como critérios de inclusão o diagnóstico urofuncional de incontinência urinária e a adesão ao protocolo de intervenção, constituído pelo treinamento dos músculos do assoalho pélvico e ginástica hipopressiva executado durante 12 semanas, com supervisão e acompanhamento sistemático pelo fisioterapeuta. A avaliação foi realizada pré e pós-intervenção e constituiu-se em anamnese e avaliação funcional da musculatura do assoalho pélvico. RESULTADOS: A amostra foi constituída por cinco mulheres. O protocolo aplicado promoveu o incremento da força muscular, tempo de sustentação da contração muscular, aumento da velocidade de contração e número de repetições da musculatura do assoalho pélvico. Os dados mostram a redução de 80% de queixas de perda de urina ao esforço; redução de 40% na sensação de vontade de urinar em situações de estresse, frio, barulho de torneira e mãos na água; e na continência de 100% das mulheres em situação de instabilidade. CONCLUSÕES: Os resultados do estudo evidenciam que o programa de exercícios individualizado executado no espaço domiciliar, sob supervisão e avaliação sistemática do fisioterapeuta, foi eficiente no tratamento da incontinência urinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelise Moraes Berlezi, Universidade Regional Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Frofessora do Departamento de Ciencias da Saúde da Unijuí, Mestre e Doutora em Gerontologia pela PUCRS. Linha de pesquisa: epidemiologia de doenças não transmissíveis e reabilitação

Marília Martins, Universidade Regional Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Graduanda do curso de fisioterapia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Daniela Zeni Dreher, Universidade Regional Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Fisioterapeuta, Mestre em Engenharia de Produção, docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Berlezi, E. M., Martins, M., & Dreher, D. Z. (2014). Programa individualizado de exercícios para incontinência urinária executado no espaço domiciliar. Scientia Medica, 23(4), 232–238. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.4.15218

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)