Competências socioemocionais e desempenho contextual de docentes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.42143

Palavras-chave:

competências socioemocionais, desempenho, relação professor-aluno, criatividade, ensino fundamental

Resumo

O objetivo deste estudo foi testar o poder preditivo das competências socioemocionais (CSE) nas seguintes facetas do desempenho contextual de professores do ensino fundamental: o clima para criatividade em sala de aula e a relação professor-aluno. Participaram deste estudo 90 professores da rede pública municipal de uma capital do nordeste brasileiro que lecionavam do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. O estudo também contou com a participação de três alunos de cada professor. Os professores responderam sobre suas CSE e sua relação com os alunos que, por sua vez, responderam sobre o clima para criatividade em sala de aula. Foram realizadas análises de regressão linear simples. Os resultados indicaram que as CSE são preditoras da relação professor-aluno. Conclui-se que as CSE facilitam a criação de interações pessoais positivas e favoráveis à manifestação afetiva em sala de aula, ao passo que não são sufi cientes para explicar o clima para criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Andrade Carias, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA.

Sônia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFBA, com doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora 1D CNPq. Coordenadora do CA do CNPq (2023-2024).

Josemberg Moura de Andrade, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Professor Associado II do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, com doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília.

Referências

Abed, A. L. Z. (2016). O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, 24(25), 8-27. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002

Alencar, E., Bruno-Faria, M., & Fleith, D. (2010). A medida de criatividade: Possibilidades e desafios. In E. Alencar, M. Bruno-Faria, & D. Fleith (Eds.), Medidas de criatividade: Teoria e prática (pp. 11-34). Artmed.

Almeida, L. C. (2017). As desigualdades e o trabalho das escolas: Problematizando a relação entre desempenho e localização socioespacial. Revista Brasileira de Educação, 22(69), 361-384. https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226919

Alves, M. P., Cunha, P., Lourenço, A. A., & Monteiro, A. P. (2018). Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente. Revista Portuguesa de Educação, 31(1), 61-78. https://doi.org/0.21814/rpe.14082

Amabile, T. (1996). Creativity and innovation in organizations. Harvard Business School.

Anderson, N., Potočnik, K., & Zhou, J. (2014). Innovation and creativity in organizations: A state-of-the-science review, prospective commentary, and guiding framework. Journal of Management, 40(5), 1297-1333. https://doi.org/10.1177/0149206314527128

Antunes, D. D., & Plaszewski, H. (2018). O ser professor em contínua construção. Educação, 41(1), 30-40. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782

Bereczki, E. O., & Kárpáti, A. (2018). Teachers’ beliefs about creativity and its nurture: A systematic review of the recent research literature. Educational Research Review, 23, 25-56. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2017.10.003

Bozionelos, N., & Singh, S. K. (2017). The relationship of emotional intelligence with task and contextual performance: More than it meets the linear eye. Personality and Individual Differences, 116, 206-211. https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.04.059

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Brock, L. L., & Curby, T. W. (2014). Emotional support consistency and teacher-child relationships forecast social competence and problem behaviors in prekindergarten and kindergarten. Early Education and Development, 25(5), 661-680. https://doi.org/10.1080/10409289.2014.866020

Cai, Y., & Lin, C. (2006). Theory and practice on teacher performance evaluation. Frontiers of Education in China, 1(1), 29-39. https://doi.org/10.1007/s11516-005-0004-x

Carias, I. A., Gondim, S. M. G., Andrade, J. M., & Brantes, C. A. A. (2022). Medidas de Competências Socioemocionais de Docentes de Ensino Fundamental (EMODOC): Evidências de Validade. Revista de Avaliação Psicológica, 21(3), 319-328. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2022.2103.21414.08

Cavalcanti, C. J. H., Nascimento, M. M., & Ostermann, F. (2018). A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema, 15(3), 1064-1088. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1064-1088.1059

Csikszentmihalyi, M., & Sawer, K. (2014). Creative insight: The social dimension of a solitary moment. In M. Csikszentmihalyi (Ed.), The systems modelo f creativity (pp. 73-98). Springer.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Vozes.

Denham, S. A. (2018). Implications of Carolyn Saarni’s work for preschoolers’ emotional competence. European Journal of Developmental Psychology, 15(6), 643-657. https://doi.org/10.1080/17405629.2018.1479250

Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th ed.). Sage. Fleith, D. (2010). Avaliação do clima para criatividade em sala de aula. In E. Alencar, M. Bruno-Faria, & D. Fleith (Eds.), Medidas de Criatividade: Teoria e Prática (pp. 55-70). Artmed.

Fleith, D. S., Almeida, L. S., & Peixoto, F. J. B. (2011). Validação da escala clima para criatividade em sala de aula. Estudos de Psicologia (Campinas), 28(3), 307-314. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300002

Fragoso-Luzuriaga, R. (2015). Inteligencia emocional y competencias emocionales en educación superior, ¿un mismo concepto? Revista iberoamericana de educación superior, 6(16), 110-125. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722015000200006

Gao, Q., Chen, P., Zhou, Z., & Jiang, J. (2019). The impact of school climate on trait creativity in primary school students: The mediating role of achievement motivation and proactive personality. Asia Pacific Journal of Education, 40(3), 1-14. https://doi.org/10.1080/02188791.2019.1707644

Gondim, S. M. G., Morais, F. A., & Brantes, C. A. A. (2014). Competências socioemocionais: Fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 14(4), 394-406. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pi-d=S1984-66572014000400006

Good, T. L., & Lavigne, A. L. (2015). Issues of Teacher Performance Stability are Not New: Limitations and Possibilities. Education Policy Analysis Archives, 23(2), 1-16. https://doi.org/10.14507/epaa.v23.1916

Jennings, P. A., & Greenberg, M. T. (2009). The prosocial classroom: teacher social and emotional competence in relation to student and classroom outcomes. Review of Educational Research, 79(1), 491-525. https://doi.org/10.3102/0034654308325693

Jennings, P. A., Brown, J. L., Frank, J. L., Doyle, S., Oh, Y., Davis, R., Rasheed, D., DeWeese, A., DeMauro, A. A., Cham, H., & Greenberg, M. T. (2017). Impacts of the CARE for Teachers program on teachers’ social and emotional competence and classroom interactions. Journal of Educational Psychology, 109(7), 1010-1028. https://doi.org/10.1037/edu0000187

Jones, D. E., Greenberg, M., & Crowley, M. (2015). Early social-emotional functioning and public health: The relationship between kindergarten social competence and future wellness. American Journal of Public Health, 105(11), 2283-2290. https://doi.org/10.2105/AJPH.2015.302630

Judd, C., McClelland, G., & Ryan, C. (2009). Data analysis: A model comparison approach (2nd ed.). Routledge.

Kılıç, S. (2015). Emotional Competence and Emotion Socialization in Preschoolers: The Viewpoint of Preschool Teachers. Educational Sciences: Theory & Practice, 15(4), 1007–1020. https://doi.org/10.12738/estp.2015.4.2529

Lee, I. R., & Kemple, K. (2014). Preservice Teachers’ Personality Traits and Engagement in Creative Activities as Predictors of Their Support for Children’s Creativity. Creativity Research Journal, 26(1), 82–94. https://doi.org/10.1080/10400419.2014.873668

Libório, A. C. O., & Neves, M. M. B. J. (2010). Interações sociais e clima para criatividade em sala de aula. Aletheia, 31, 168-183. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/3552

Maley, A., & Kiss, T. (2018). Creativity and English Language Teaching From Inspiration to Implementation. Palgrave Macmillan.

Metzger, A., Alvis, L. M., Oosterhoff, B., Babskie, E., Syvertsen, A., & Wray-Lake, L. (2018). The intersection of emotional and sociocognitive competencies with civic engagement in middle childhood and adolescence. Journal of Youth and Adolescence, 47(8), 1663-1683. https://doi.org/10.1007/s10964-018-0842-5

Pérez-Escoda, N., Filella, G., Alegre, A., & Bisquerra, R. (2012). Desarrollo de la competencia emocional de maestros y alumnos en contextos escolares. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 10(28), 1183-1208. https://doi.org/10.25115/ejrep.v10i28.1530

Petrucci, G. W., Borsa, J. C., Barbosa, A. J. G., & Koller, S. H. (2014). Adaptação cultural e evidências de validade da Escala de Relacionamento Professor- -Aluno. Avaliação Psicológica, 13(1), 133-142. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712014000100016

Pianta, R. (2001). Student-Teacher Relationship Scale: Professional Manual. Psychological Assessment Resources.

Richardson, C., & Mishra, P. (2018). Learning environments that support student creativity: Developing the SCALE. Thinking Skills and Creativity, 27, 45-54. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2017.11.004

Santos, B. S., Spagnolo, C., & Stöbaus, C. D. (2018). O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: Implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação, 41(1), 74-82. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29721

Schmitt, S. A., Lewis, K. M., Duncan, R. J., Korucu, I., & Napoli, A. R. (2018). The effects of positive action on preschoolers’ social-emotional competence and health behaviors. Early Childhood Education Journal, 46(1), 141-151. https://doi.org/10.1007/s10643-017-0851-0

Soh, K. (2000). Indexing Creativity Fostering Teacher Behavior: A Preliminary Validation Study. The Journal of Creative Behavior, 34(2), 118–134. https://doi.org/10.1002/j.2162-6057.2000.tb01205.x

Such, J. G., & Suizo, L. S. (2015). Opiniones sobre el desempeño docente y sus repercusiones en la satisfacción profesional y personal de los profesores. Educación, 24(47), 90-114. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5249212

Taxer, J. L., & Gross, J. J. (2018). Emotion regulation in teachers: The “why” and “how”. Teaching and Teacher Education, 74, 180-189. https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.05.008

You, S., & Kim, A. Y. (2016). Understanding aggression through attachment and social emotional competence in Korean middle school students. School Psychology International, 37(3), 255-270. https://doi.org/10.1177/0143034316631039

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Andrade Carias, I., Guedes Gondim, S. M., & Moura de Andrade, J. (2023). Competências socioemocionais e desempenho contextual de docentes do ensino fundamental. Psico, 54(2), e42143. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.42143